Qual a diferença entre carro elétrico e eletrificado?

Com a chegada de novas tecnologias no setor automotivo, houve um grande crescimento de informações sobre os novos veículos. Por isso, é comum ouvir falar dos termos elétrico e eletrificado. No entanto, há quem não saiba diferenciar os dois e ache que eles se referem ao mesmo tipo de veículo. A seguir, o Olhar Digital mostra que não é bem assim. 

Tem diferença entre carro elétrico e eletrificado?

A diferença entre carro elétrico e eletrificado está na amplitude de modelos que fazem parte de cada termo. Basicamente, o primeiro é um automóvel “puro”, ou seja, é movido apenas pelo motor elétrico. Sua recarga é realizada por meio de uma tomada externa. O híbrido plug-in também pode ser incluído nesta categoria, pois ele tem a capacidade de rodar apenas eletricamente após sua bateria ser carregada na tomada.

Leia mais:

Por outro lado, ao falar sobre carro eletrificado, estamos nos referindo a um número maior de veículos. Além de podermos incluir os automóveis 100% elétricos (BEV, Battery Electric Vehicles, na sigla em inglês), citados acima, destacam-se bastante os híbridos (HEV, Hybrid Electric Vehicles), que possuem outro tipo de motor, além do elétrico. 

Entre os modelos de carro eletrificado estão os “start-stop”, que são movidos pelo motor a combustão, mas utilizam o alternador, aproveitando a energia gerada nas frenagens e desacelerações para dar carga à bateria e economizar combustível.

Outro modelo é o híbrido leve, que conta com uma pequena bateria de 48V e um alternador “inteligente”. Assim, é possível acumular energia e usá-la em momentos de aceleração e ultrapassagem, o que também gera economia de combustível. 

Ainda entre os eletrificados há o carro híbrido em série, que tem o motor elétrico e um a combustão, mas que utiliza apenas o primeiro para se locomover. O segundo serve para auxiliar na recarga da bateria quando necessário, funcionando como uma espécie de gerador. 

Novo SUV híbrido BAO 5 da FANGCHENGBAO. Imagem: Bruno Capozzi/Olhar Digital

Outra versão é o híbrido paralelo, que contém um ou mais motor elétrico e outro a combustão interna. Ele funciona mais com o elétrico, mas o propulsor convencional, quando necessário, gera potência para o elétrico. O mais popular é o híbrido misto (ou combinado). Nele, motores elétricos e a combustão podem ser utilizados em conjunto ou de forma separada para mover o carro. 

Por último, podemos citar o híbrido com célula a combustível, que, ao invés de ter um motor a combustão, conta com uma célula ou pilha que transforma hidrogênio em eletricidade, alimentando o motor elétrico.

O post Qual a diferença entre carro elétrico e eletrificado? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Novo trojan bancário ataca celulares Android em busca de apps de finanças

Executivo da Microsoft defende que IA nunca terá consciência

Eleven terá novos poderes e estará mais forte que nunca em Stranger Things 5! Entenda