Paisagens com rochas que formam quedas abruptas sempre chamam a atenção, mas os termos usados para descrevê-las costumam causar confusão.
Penhasco, precipício, abismo e desfiladeiro são palavras recorrentes e, embora frequentemente usadas de forma indiscriminada e tratadas como sinônimos, não têm o mesmo significado.
Se você quer aprender de uma vez por todas as diferenças entre penhasco, precipício, abismo e desfiladeiro, continue lendo. A seguir, mostramos o que distingue cada um desses termos.
O que é um penhasco?

Penhasco é uma grande parede de rocha bem inclinada ou até vertical, com a rocha geralmente aparecendo à vista. Ele pode ter diferentes alturas, mas sempre chama atenção pelo formato íngreme e pela borda abrupta.
Penhascos se formam principalmente pela ação do tempo, como a erosão causada pelo vento, chuva ou mar. Também podem surgir por processos geológicos mais profundos, como o soerguimento do terreno.
Esse tipo de formação aparece em áreas costeiras, onde é chamado de falésia, ou em regiões afastadas do mar, como serras e terrenos acidentados. Falésia é um penhasco que fica à beira do mar, formado pela erosão das ondas. Contudo, é importante destacar que algumas falésias podem ser menos verticais.
Quando um penhasco surge por causa de falhas geológicas ou do movimento das placas tectônicas, ele pode ser chamado de escarpa. Entretanto, nem toda escarpa é um penhasco. Escarpa é uma inclinação entre terrenos de alturas diferentes que pode ser menos íngreme.
O que é um precipício?

Bom, um precipício pode ser um penhasco. Entretanto, ele também pode ser um barranco, uma ravina ou qualquer lugar em que o solo termine abruptamente em relação à área ao redor.
Um exemplo de uma ravina é documentado no filme “127 horas”. O personagem principal fica preso na fenda profunda e estreita enquanto aguarda alguém socorrê-lo.
Em outras palavras, podemos explicar um precipício como uma queda abrupta do terreno, que pode ou não ser formada por rochas. É a ideia da queda livre, do risco imediato de descer vertiginosamente, que dá sensação de altura e perigo. Por isso, o termo costuma ser usado para alertar sobre perigo ou desnível muito acentuado.
Leia mais
- 7 animais peçonhentos que entram na casa dos brasileiros
- Jurassic Park te enganou! O som que os dinossauros (provavelmente) faziam
- Como as pedras de Stonehenge foram parar lá?
O que é um abismo?

Abismo, por sua vez, é uma palavra que indica uma grande profundidade, um espaço muito fundo e geralmente difícil de acessar. Diferente de penhasco, precipício e desfiladeiro, que são nomes específicos para formações geográficas, abismo tem um significado mais amplo e menos preciso.
No sentido literal, pode ser uma fenda, buraco ou uma área profunda na terra, no mar ou em outras superfícies. Na espeleologia, por exemplo, abismo é usado para descrever cavernas ou fendas verticais muito profundas que podem ter dezenas de metros, sendo geralmente difíceis e perigosas de explorar.
Não existe uma altura específica que defina um abismo, mas o termo indica algo muito fundo. Além disso, abismo também pode ser usado no sentido figurado, para representar algo imenso, sem fim ou difícil de compreender. Por isso, seu uso é mais flexível e menos técnico.
O que é um desfiladeiro?

Por fim, vamos falar do desfiladeiro. Esse termo designa um tipo específico de formação geográfica, que consiste em um vale estreito e profundo, cercado por encostas íngremes, geralmente rochosas.
Muito útil para nós, o desfiladeiro pode servir como passagem natural entre regiões montanhosas, o que lhe confere importância histórica e ecológica. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Cumberland Gap permitiu que colonos atravessassem os Montes Apalaches, contribuindo para a expansão territorial.
Essas passagens naturais também conectam ecossistemas e servem como corredores para a fauna. Assim, um desfiladeiro é como uma garganta que atravessa a terra, formada pela erosão de rios ao longo de milhares de anos.
Diferente do penhasco, que é uma parede rochosa e íngreme, o desfiladeiro é o vale estreito que se forma entre essas encostas.
Sabe a cena em que Simba e Mufasa escapam dos gnus que correm descontrolados em “O Rei Leão”? Aquilo é um desfiladeiro. Agora, o lugar de onde Mufasa cai após a traição do Scar é um penhasco: uma queda vertical bem íngreme.
O post Qual a diferença entre penhasco, precipício, abismo e desfiladeiro? apareceu primeiro em Olhar Digital.