Home Variedade Qual a ordem dos jogos Need for Speed? Confira a lista!

Qual a ordem dos jogos Need for Speed? Confira a lista!

by Fesouza
10 minutes read

A franquia Need for Speed é uma das mais antigas e populares quanto se trata de jogos de corrida do mundo. Criada pela Electronic Arts em 1994, a série ganhou fama com suas corridas intensas, as perseguições policiais e, é claro, as famosas personalizações de carros. 

Ao longo dos anos, Need for Speed evoluiu bastante e mudou de estilo e foco diversas vezes, mas ainda tem muito fãs fieis até hoje.

Aproveitando os mais de 30 anos da série, nós vamos nos aprofundar melhor no tema e falar dos games que foram lançados até hoje. Confira!

Todos os jogos da franquia Need for Speed em ordem

poster-de-divulgacao-de-need-for-speed-2
Need for Speed: Underground 2 permanece um clássico até hoje. (Fonte: Electronic Arts)

Com 31 anos de franquia, não é de se estranhar que Need for Speed tenha inúmeros jogos em seu catálogo. De certa forma, isso até dificulta a vida de quem se interessa em conhecer mais sobre a série ou quem tem a intenção de jogar todos os títulos. Por isso, separamos todos os jogos da franquia Need for Speed em ordem. Veja logo a seguir!

1. The Need for Speed (1994)

Como dá para imaginar, The Need for Speed foi o jogo que deu início à série que tanto amamos. Com gráficos realistas para a época e trilha sonora marcante, o título apostava em corridas com carros esportivos e perseguições policiais. Ele foi lançado inicialmente para 3DO, depois adaptado para PC, PlayStation e Sega Saturn.

2. Need for Speed II (1997)

Need for Speed II expandiu o conceito do primeiro jogo com mais carros exóticos e pistas internacionais. A jogabilidade foi ajustada para ser mais arcade e o jogo ficou conhecido por seus modos multiplayer e pistas fantasiosas.

3. Need for Speed: V-Rally (1997)

A verdade é que esse jogo se chama apenas V-Rally em boa parte do mundo e não faz realmente parte da franquia Need for Speed. Ele ganhou esse nome apenas no continente americano, já que a sua publicadora (Electronic Arts) achava que o público não se interessaria em jogos focados em Rally nos EUA. 

Para evitar confusão com quem já conhece o game pelo nome Need for Speed: V-Rally, o incluímos aqui. Felizmente, ele fez sucesso e se tornou um dos jogos mais vendidos do gênero em 1997.

4. Need for Speed III: Hot Pursuit (1998)

O terceiro jogo oficial da franquia introduziu o modo Hot Pursuit, no qual os jogadores podiam correr da polícia ou jogar como os próprios policiais. O conceito era muito divertido e interessante, então não é de se estranhar que esse se tornou um dos títulos mais aclamados da série. Ele tinha melhorias visuais e inteligência artificial mais desafiadora.

5. Need for Speed: High Stakes (1999)

Também conhecido como “Road Challenge” na Europa, Need for Speed: High Stakes trouxe o sistema de danos nos veículos e o modo carreira. A física dos carros foi aprimorada e o jogo adicionou apostas em corridas, aumentando a tensão das partidas.

6. Need for Speed: V-Rally 2 (1999)

A história de V-Rally 2 é bem parecida com seu antecessor, já que ele só recebeu o nome de Need for Speed na América também. O jogo é um aprimoramento do primeiro em todos os aspectos e também fez sucesso entre os fãs de games de corrida.

7. Need for Speed: Porsche Unleashed (2000)

Como o nome já indica, esse é um game totalmente focado na Porsche, com uma linha do tempo que cobria toda a história da montadora. O jogo possuía uma jogabilidade mais realista e modos de carreira únicos, como “Evolution”. Com certeza não era o mais interessante para quem não ligava para Porsche.

8. Need for Speed: Hot Pursuit 2 (2002)

Uma espécie de sucessor espiritual do NFS III, trouxe de volta as perseguições policiais com gráficos melhorados e novas pistas exóticas. Need for Speed: Hot Pursuit 2 foi o último jogo antes da franquia mudar de estilo.

9. Need for Speed: Underground (2003)

Dizer que Need for Speed: Undergroud revolucionou a franquia seria pouco. O tom do jogo era claramente diferente de seus antecessores e isso conquistou milhões de fãs. O game apresentou o conceito de tuning (personalização e aprimoramento dos carros) e apostava bastante nas corridas de rua que fazia sucesso no filme “Velozes e Furiosos”. A trilha sonora, os cenários e os carros disponíveis eram outros grandes destaques do game que se tornou um clássico instantâneo.

10. Need for Speed: Underground 2 (2004)

Need for Speed: Underground 2 é essencialmente uma sequência expansiva do conceito do primeiro Underground. O game tinha um mundo aberto, bem mais opções de personalização de carros, eventos variados, corridas intensas e uma trilha sonora inesquecível. Sem exageros, esse é considerado por muitos fãs como o auge da franquia e o melhor jogo da série até hoje.

11. Need for Speed: Most Wanted (2005)

Need for Speed: Most Wanted misturou o mundo de personalização de carros com as amadas perseguições policiais intensas. Além disso, ele introduziu o sistema de Lista Negra, com chefes que o jogador precisava derrotar para se tornar o mais procurado da região. Dá para afirmar que além dos clássicos, esse também se tornou um dos jogos mais icônicos da franquia.

12. Need for Speed: Carbon (2006)

Need for Speed: Carbo foi lançado como uma continuação direta de Most Wanted. Seu foco estava em corridas noturnas em cânions e em sistema de equipes. O título adicionou o modo Drift e mantinha o estilo de personalização da série Underground, algo que agradou muitos fãs.

13. Need for Speed: ProStreet (2007)

Em Need for Speed: ProStreet, tivemos uma interessante mudança no estilo em relação aos títulos anteriores da franquia. O game deixou de lado as corridas ilegais para focar em competições profissionais. Ele teve recepção mista por parte dos críticos e do público por abandonar elementos clássicos como as perseguições e o mundo aberto.

14. Need for Speed: Undercover (2008)

Need for Speed: Undercover tentou resgatar a essência de Most Wanted e Carbon, com perseguições policiais, mundo aberto e narrativa de infiltração no submundo do crime. Infelizmente, a jogabilidade era meio repetitiva e o jogo recebeu diversas críticas por isso.

15. Need for Speed: Shift (2009)

Need for Speed: Shift era mais um título que tentava se afastar do estilo arcade para investir na simulação. O game foi desenvolvido para competir com Gran Turismo e Forza, jogos que faziam muito sucesso nessa época. Shift conseguiu agradar o público com sua física realista e o cockpit bem detalhado.

16. Need for Speed: Nitro (2009)

Need for Speed: Nitro foi um título exclusivo para Wii e DS lançado ainda em 2009. Ele tinha visual cartunesco e jogabilidade voltada ao público casual, sendo possível dizer que essa era uma tentativa de diversificar o público da franquia.

17. Need for Speed: World (2010)

Já o Need for Speed: World se tratava de um MMO de corrida gratuito para PC, um conceito um tanto diferente para o gênero, ainda mais em 2010. Ele permitia que jogadores competissem entre si em um mapa que combinava elementos de Need for Speed: Underground, Most Wanted e Carbon. Eventualmente, seus servidores foram em encerrado em 2015.

18. Need for Speed: Hot Pursuit (2010)

Lançado em 2010, Need for Speed: Hot Pursuit era um reboot do clássico de 1998, desenvolvido pela Criterion Games. Ele tinha um grande foco em perseguições intensas e gráficos impressionantes para os padrões da época. O jogo foi bem recebido e trouxe o modo online “Autolog”.

19. Need for Speed: Shift 2 – Unleashed (2011)

Como o nome já deixa bem claro, Need for Speed: Shift 2 – Unleashed foi uma sequência direta para o game de 2009. Ele contava com melhorias na simulação e uma campanha mais imersiva. Sua intenção era reforçou a tentativa de atrair fãs de simuladores, o que funcionou até certo ponto.

20. Need for Speed: The Run (2011)

Por sua vez, Need for Speed: The Run tentou inovar com uma narrativa cinematográfica, colocando o jogador em uma corrida de costa a costa pelos EUA. O game tinha uma boa proposta, mas foi criticado pela curta duração e limitações na jogabilidade, algo bem importante em jogo desse tipo.

21. Need for Speed: Most Wanted (2012)

Essa versão de Need for Speed: Most Wanted foi essencialmente um reboot do título de 2005, também desenvolvido pela Criterion. Apesar do nome, o game mudou bastante o estilo e tinha um forte foco no multiplayer e exploração em mundo aberto.

22. Need for Speed: Rivals (2013)

Need for Speed: Rivals é um jogo de 2013 que trazia um sistema dinâmico de troca entre piloto e policial. Como tantos jogos da EA dessa época, ele utilizava o motor gráfico Frostbite. Além disso, o título apostou forte em partidas online com integração contínua entre jogadores e IA.

23. Need for Speed: No Limits (2015)

Apesar de não ser o primeiro jogo da franquia lançado para dispositivos móveis, Need for Speed: No Limits foi o primeiro a ser desenvolvido especificamente para eles. Antes, os games mobile eram só versões pioradas de títulos já existentes. Além disso, No Limits foi feito com uma qualidade, recebeu inúmeros updates e faz bastante sucesso até hoje no Android e iOS.

24. Need for Speed (2015)

O Need for Speed de 2015 é um reboot completo da franquia. O jogo nos levou de volta às corridas noturnas, cultura de tuning e cutscenes em FMV (aqueles vídeos com atores reais). O jogo teve críticas por exigir conexão online constante, algo que ocorreu com muitos jogos dessa era.

25. Need for Speed: Payback (2017)

Need for Speed: Payback chegou em 2017 e introduziu uma campanha no estilo de “Velozes e Furiosos”, incluindo personagens e história mais definidas. O game ainda tinha um sistema de loot boxes para a tristeza de muitos fãs, algo que obviamente causou controvérsia.

26. Need for Speed: Heat (2019)

poster-de-divulgacao-de-need-for-speed-heat
Need for Speed: Heat é um dos títulos mais recentes da franquia. (Fonte: Electronic Arts)

Esse game mistura de corridas legalizadas de dia e ilegais à noite. Need For Speed: Heat foi bem recebido por trazer de volta o espírito da série Underground e Most Wanted, com forte sistema de personalização.

27. Need for Speed: Unbound (2022)

Need for Speed: Unbound conta com estilo visual diferente, mesclando gráficos realistas com efeitos animados em estilo graffiti. O foco está em oferecer uma estética diferenciada, mantendo o mundo aberto e as corridas de rua. Por enquanto, esse permanece o jogo mais recente da franquia, sem previsão de algo novo no horizonte por enquanto.

Como deu para perceber, a série Need for Speed passou por diversas fases e estilos ao longo de mais de 30 anos. Embora a franquia não tenha recebido tanta atenção da Electronic Arts nos últimos tempos, os fãs ainda possuem esperanças de que veremos mais jogos no futuro. Deixe seu comentário nas nossas redes sociais nos dizendo qual o seu jogo favorito de Need for Speed e se também está no aguardo por mais games da série!

You may also like

Leave a Comment