As universidades como conhecemos hoje são quase que inteiramente uma invenção europeia. Estes espaços foram criados a partir da Idade Média e uma série de questões históricas estão por trás do surgimento delas. Mas qual é a instituição mais antiga do mundo?
Leia mais
Mais de 2 milhões de artigos científicos desapareceram da internet; entendaOpenAI e universidade viram parceiros por criação de chips de rede neuralNúmero recorde: mais de 10 mil artigos científicos foram retirados do ar em 2023Ciência brasileira ficou 21% mais relevante no mundo desde 1996
Surgimento dos espaços
Alguns pesquisadores citam a Idade de Ouro Islâmica como um fator determinante para que uma enxurrada de obras recém traduzidas de todo o mundo fossem disponibilizadas aos estudiosos europeus.Outro fator fundamental foi a redescoberta por volta de 1070 d.C. de uma coleção de manuscritos de 500 anos: Corpus iuris civilis, ou Corpo de Direito Civil, continha em si um grande número de leis e éditos que datavam do reinado de Justiniano.As primeiras universidades, conhecidas na época como universitates (termo latino para uma corporação ou empresa) não eram, no entanto, “formalmente estabelecidas”.Elas eram criadas depois que um número suficiente de estudantes e mestres se reunia em um lugar por tempo suficiente para realização de estudos.Isso significa que não existem documentos oficiais que comprovem as datas de fundação das universidades.Mas então, como saber qual foi a mais antiga do mundo?Interior de uma universidade moderna (Imagem: Zephyr_p/Shutterstock)
Qual universidade foi criada primeiro?
Três universidades reivindicam o posto de mais antiga do planeta. Uma delas é a Universidade de Oxford. Os primeiros registros dela são de 1096 d.C, mas efetivamente ela só foi reconhecida como uma universitas em 1231 d.C.
A outra é a Universidade de Paris. Acredita-se que ela tenha sido criada em 1200 d.C. O problema aqui é que o espaço foi fechado durante a Revolução Francesa. Ela chegou a ser refundada em 1896, mas voltou a ser dissolvida em 1970.
Por fim, há a Universidade de Bolonha, na Itália. A sua suposta data de fundação é de 1088 d.C. Entretanto, ela só recebeu o documento formal que estabelece os direitos e responsabilidades de alunos e professores, emitido pelo imperador do Sacro Império Romano-Germânico Frederico I Barbarossa, em 1158 d.C.
Bom, você deve estar imaginando que a representante italiana é a vitoriosa. Errado! Segundo a UNESCO, a Universidade de al-Qarawiyyin, no Marrocos, é a universidade mais antiga do mundo.
Ela foi criada no final dos anos 850 d.C. por Fatima al-Fihri, mas também existem discordâncias aqui. Especialistas apontam que o espaço surgiu como uma mesquita e só se transformou em uma madrassa (espaço de saber) na década de 1120 d.C.
E é por isso que a universidade al-Azhar, no Cairo, Egito, é quem vence a disputa. Ela foi fundada em cerca de 970 d.C. como um estabelecimento de ensino superior. E mesmo aqui a decisão não é unânime, já que alguns críticos consideram que madrassas simplesmente não são a mesma coisa que universidades e que por isso apenas as postulantes europeias podem ser consideradas para tal feito.
Isso significa que a verdadeira resposta para a pergunta inicial é: depende! Os leitores deste texto podem chegar a conclusões diferentes dependendo dos quesitos que queiram levar em consideração (ou invalidar) para determinar qual a universidade mais antiga do mundo. As informações são da IFLScience.
O post Qual é a universidade mais antiga do mundo? apareceu primeiro em Olhar Digital.
