Home Variedade Qual é o melhor: Gemini ou ChatGPT?

Qual é o melhor: Gemini ou ChatGPT?

by Fesouza
9 minutes read

Gemini ou ChatGPT, qual dos dois é melhor? Trata-se de uma dúvida comum entre os usuários dessas duas ferramentas de inteligência artificial generativa que são as mais populares do mundo graças às atualizações constantes, adicionando novos recursos com frequência.

Uma das pioneiras do segmento, a IA da OpenAI foi lançada em novembro de 2022 e logo atraiu os olhares do grande público, fazendo sucesso entre jovens e estudantes, principalmente, em um primeiro momento. Dados mais recentes apontam que a plataforma tem 700 milhões de usuários semanais.

pessoa-interagindo-com-bot-no-notebook
Gemini ou ChatGPT: qual IA você mais usa? (Imagem: Getty Images)

Já o bot inteligente do Google nasceu alguns meses depois, estreando em março de 2023 como Bard. De olho na concorrência, a gigante das buscas passou a aprimorá-lo cada vez mais, o que incluiu a mudança de nome e a chegada de diversos recursos inovadores atualmente utilizados por 400 milhões de usuários ativos mensais.

As duas IAs generativas impressionam por suas capacidades e têm recursos em comum, mas também apresentam diferenças. Para tentar descobrir a melhor opção entre Gemini ou ChatGPT, vamos analisar esses bots a partir de aspectos importantes. Confira!

Interface e usabilidade: qual IA é mais fácil de usar?

Os bots rivais estão disponíveis em diversas plataformas, podendo ser acessados em qualquer navegador ou por meio de apps para Android e iOS. O ChatGPT conta, ainda, com versões dedicadas aos desktops (Windows e macOS), enquanto o Gemini se integra ao Chrome.

Navegação, idioma e acesso gratuito

A navegação é fluida nos dois casos, apresentando interfaces limpas e funcionais, com pequenas diferenças. Ambos têm botões para anexar imagens e documentos, selecionar modelos e abrir outras funções em destaque na tela inicial.

O modo de voz também é encontrado nas duas plataformas, sendo possível escolher o tom de fala e realizar mais ajustes conforme as necessidades. Outras características em comum são o idioma em português e o acesso gratuito, lembrando que as modalidades sem cobrança de assinatura possuem limitações.

tela-inicial-do-gemini
As duas IAs populares possuem apps para Android e iOS. (Imagem: Getty Images)

Apps e integração com ecossistemas

O Gemini se sobressai neste quesito, por causa da integração profunda com apps do Google. É possível acioná-lo no Gmail, Drive, Agenda, Tarefas e YouTube Music, entre outros serviços, assim como no Maps para iniciar trajetos, pedir sugestões de locais de visita e muito mais.

O ChatGPT também está presente em aplicações externas, embora de maneira não tão integrada a outros ecossistemas. Um dos seus diferenciais é a possibilidade de uso com a Siri e o Apple Intelligence, adicionando funcionalidades extras.

Criação de texto: quem escreve melhor?

Outra capacidade compartilhada entre os bots mais populares do mundo é criar poemas, artigos, histórias de diferentes tamanhos e narrativas, bem como textos para várias finalidades. Em geral, a dupla se sai bem na escrita criativa, porém é válido destacar algumas diferenças.

Amplamente utilizado para tarefas de redação e criação de conteúdo, o ChatGPT normalmente é o escolhido para trabalhos envolvendo textos, no ensino e no aprendizado. Com o entendimento contextual aprimorado no modelo GPT-5, apesar dos problemas iniciais, a promessa é de que ele avance ainda mais neste quesito.

Por sua vez, o Gemini se destaca pela capacidade de processar arquivos com informações mais complexas e de diferentes formatos, além de ter um bom desempenho em cálculos. Mas nem por isso deixa de ser uma alternativa para gerar textos criativos.

poema-criado-pelo-chatgpt
Poema sobre as estações do ano criado pelo bot da OpenAI. (Imagem: ChatGPT/Reprodução)

Solicitamos às IAs que criassem um poema citando a tristeza das pessoas que gostam do tempo frio com o fim do inverno e a alegria de quem prefere o calor com a aproximação das estações mais quentes do ano. Os resultados mostraram a IA da OpenAI em vantagem.

Ela gerou um texto mais completo, emotivo e rico em detalhes, além de ter dado título, enquanto o bot do Google foi “econômico” com as palavras. Vale ressaltar que a qualidade também depende das instruções que o usuário dá, dos modelos selecionados e da modalidade escolhida — neste caso, testamos as versões gratuitas.

Geração de imagem: qual é mais criativa?

Criar imagens é outra das capacidades das IAs que estão entre as favoritas do público, possibilitando gerar fotos para várias finalidades. Elas se saem muito bem nessa tarefa, mas assim como nos textos, a qualidade depende das instruções dadas.

Por isso, é fundamental especificar todos os detalhes e realizar ajustes a cada resultado até chegar à qualidade procurada. No entanto, há limitações para usuários gratuitos, com três imagens por dia no ChatGPT e um número maior no modelo do Google.

Gemini ou ChatGPT? Para saber quem se sai melhor aqui, pedimos aos bots para gerar uma cena em que uma pessoa fotografa o céu noturno longe das luzes da cidade, capturando o brilho da Via Láctea e um cometa cruzando o horizonte.

Gemini com imagem nativa

imagem-de-pessoa-fotografando-as-estrelas-gerada-pelo-gemini
A foto criada pelo Gemini possui distorções que atrapalham a sua qualidade. (Imagem: Google Gemini/Reprodução)

Baseado no modelo Imagen 3, o gerador de fotos do Gemini se mostrou mais rápido no teste, aparecendo como alternativa para os apressados. Porém, o resultado não foi agradável, apresentando distorções perceptíveis na área das estrelas no céu.

As representações da Via Láctea e do cometa também foram problemáticas, com a imagem trazendo aspecto de pintura.

ChatGPT com Sora

imagem-de-pessoa-fotografando-as-estrelas-gerada-pelo-chatgpt
No ChatGPT, a imagem gerada teve um aspecto melhor. (Imagem: ChatGPT/Reprodução)

Já o bot da OpenAI trouxe um resultado mais coerente e realista, sem as distorções representadas na plataforma concorrente. Outra diferença foi o tempo gasto, chegando a quase um minuto para gerar a imagem, contra poucos segundos do Gemini.

Anteriormente, a funcionalidade era alimentada pelo modelo DALL-E, mas há alguns meses a startup integrou o Sora ao gerador de imagens, uma versão mais moderna e poderosa que oferece diferentes estilos à escolha do usuário. Ele também cria vídeos se você tiver um plano pago.

Conectividade e produtividade: quem entrega mais?

Vai usar a IA no dia a dia para auxiliar nos estudos e/ou no trabalho? Ferramentas poderosas também estão à sua disposição.

Gemini com integração ao Google Workspace

apps-do-google-na-tela-do-celular
Usuários de produtos do Google podem contar com o auxílio do Gemini em muitas tarefas. (Imagem: Getty Images)

Para usuários com um plano do Workspace, o Google oferece acesso ao Gemini Advanced, com os modelos mais recentes e poderosos. Além disso, há recursos como pesquisa detalhada, otimizações para tarefas complexas e proteção de dados de nível empresarial.

Os assinantes também têm direito ao NotebookLM com cinco vezes mais visões gerais em áudio e consultas para turbinar a produtividade. Resumo de reuniões, tradução de legendas, melhorias em áudio e na qualidade da imagem são outras ferramentas de IA no Google Meet disponíveis nesta modalidade.

ChatGPT com plugins, navegação e modo avançado

app-do-chatgpt-no-celular
O ChatGPT recebe novas funcionalidades por meio de plugins. (Imagem: Solen Feyissa/Unsplash)

Se não traz a mesma integração ao Google, o ChatGPT possui outros recursos focados em produtividade. Com os plugins, é possível expandir o poder da IA, adicionando maior capacidade para cálculos complexos, criação de slides e mapas, transcrição de vídeos, análise de códigos e muito mais.

Outra ferramenta que pode ser útil em diversas situações é o modo avançado de voz, tornando a interação mais próxima à de conversas naturais. Para quem tem uma conta paga há ainda mais benefícios, como a janela de contexto expandida, aumentando a capacidade de processar grandes volumes de dados no mesmo chat.

Privacidade e segurança: qual é mais confiável?

Para finalizar, é preciso falar sobre o tratamento dado pelas IAs aos dados dos usuários. Neste aspecto, ambas também são parecidas, pois coletam quantidades significativas de informações das conversas para melhorar seus modelos.

A diferença está no tempo de retenção e na forma como esses dados são armazenados — o Gemini não monitora dados das interações em apps do Workspace, por exemplo. Mas a boa notícia está na possibilidade de desativar a coleta para treinamento, nos dois casos

Como vimos acima, as duas IAs empatam na interface e na usabilidade, assim como na privacidade e segurança. Já na redação e na geração de imagens, o ChatGPT se mostrou à frente, enquanto o Gemini se destacou na integração com outros ecossistemas, principalmente para quem utiliza os produtos do Google.

E você, qual IA prefere, Gemini ou ChatGPT? Deixe a sua opinião nas redes sociais do TecMundo e aproveite para compartilhar esta e outras notícias com os amigos.

You may also like

Leave a Comment