Muitos compradores de carros elétricos têm como principal preocupação a autonomia do veículo. E isso realmente faz sentido: diferentemente de um modelo comum, você não encontra um ponto de carregamento a cada esquina da sua cidade. Postos de combustíveis existem aos montes. Carregadores de elétricos não.
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As montadoras indicam a quilometragem (ou milhagem, dependendo do país) que cada EV aguenta com uma carga completa de bateria. Esses números, porém, podem ser um pouco diferentes na vida real. Pelo menos é isso que mostrou um teste prático feito pelo canal britânico CarWow, no Youtube.
Uma equipe dirigiu os veículos de ponta até que eles morressem, ou seja, até que a bateria zerasse completamente. Os concorrentes foram:
Polestar 2 Long Range Single Motor
BMW i5 M Sport
Porsche Taycan Performance Battery Plus
BYD Seal Design
Mercedes-Benz EQE 300
Tesla Model 3 Long Range
Como o canal fica no Reino Unido, alguns dos veículos não estão no mercado americano – e muito menos no brasileiro. Os testes, no entanto, são muito interessantes e servem para mostrar como funciona a autonomia de um elétrico – principalmente para quem não tem um e está interessado em comprar.
De desempenho não sei (você vai ver mais à frente), mas a Porsche Taycan 2025 é linda – Imagem: Divulgação/Porsche
Como foi feito o teste
Antes de apresentar os resultados, vale destacar que a equipe CarWow decidiu dirigir esses carros pelo Reino Unido como uma pessoa normal provavelmente faria.
Eles colocaram os veículos em seus modos de direção padrão, usaram o aquecedor como quiseram (no nosso caso seria o ar-condicionado mesmo) e dirigiram no limite de velocidade estabelecido.
Assim que os sinais de alerta sobre a vida útil da bateria começaram a aparecer, os motoristas mudaram para uma configuração de direção com economia de energia e tentaram maximizar o alcance.
Esse, aliás, é um detalhe importante para quem pretende ter um EV um dia.
Ele simplesmente não apaga do nada.
O carro vai dando sinais de que a bateria está acabando.
Muito além dos avisos visuais no painel, o sistema vai desacelerando automaticamente, com a redução da potência.
Só depois ele para mesmo.
E, mesmo depois que um carro mostra zero quilômetros de autonomia restante, geralmente ainda restam vários quilômetros no “tanque”.
Os resultados
O vídeo acima é longo, mas bem bacana. Se não quiser assistir, os resultados, de forma resumida, foram esses aqui:
O EV que foi mais longe foi a Porsche Taycan! Ela alcançou 368 milhas (592 km). Mas isso não foi nenhuma surpresa, já que o carro também está equipado com a maior bateria (de 97 kWh).
O segundo lugar ficou com o Mercedes EQE, com 357 milhas de autonomia (574 km). O terceiro foi o Tesla Model 3, que fez 352 milhas (566 km). O Polestar veio na sequência com 332 milhas (534 km). O BYD Seal marcou 310 milhas (499 km) e o lanterna foi a BMW i5, com 296 milhas (476 km).
Vale destacar que todos os veículos não corresponderam às suas autonomias estimadas, uma vez que o teste incluiu principalmente condução em autoestrada, que é especialmente intensiva em energia.
Em média, os carros alcançaram pelo menos 82% do alcance anunciado. A grande exceção foi o Mercedes EQE.
Apesar de o Taycan ter “vencido” no quesito distância, o Mercedes EQE foi o carro que mais se aproximou da promessa de autonomia da montadora: fez 357 milhas de 380 projetadas. Isso equivale a uma importante taxa de 94%.
Agora, talvez o grande campeão desses testes tenha sido o Tesla Model 3. Ele tem a menor bateria do grupo, mas, mesmo assim, bateu outros 3 concorrentes em distância. Além disso, o carro teve a melhor eficiência e custo-benefício. E é muito mais barato que outros modelos de luxo da lista.
O Tesla Model 3 teve um dos melhores desempenhos do teste – Imagem: Divulgação/Tesla
As informações são do Inside EVs.
O post Qual sedã elétrico vai mais longe? Esse teste tem a resposta apareceu primeiro em Olhar Digital.
