A Qualcomm anunciou oficialmente a nova linha Dragonwing IQ-X Series, sua primeira geração de processadores industriais de alto desempenho voltados para PCs industriais, controladores lógicos programáveis (PLCs), painéis HMI e edge controllers (controle de processamento local). A ideia é levar o poder da CPU Qualcomm Oryon (a mesma arquitetura usada em chips premium) para o meio de fábricas inteligentes.
O que é a linha Dragonwing?
A família Qualcomm Dragonwing representa o braço da empresa voltado para soluções de computação industrial e de borda (edge computing), onde o processamento de dados acontece localmente, sem necessidade do uso de nuvem.
Diferente dos chips Snapdragon, que focam em dispositivos móveis e PCs de consumo, a linha Dragonwing é projetada para ambientes industriais, oferecendo resistência física, estabilidade operacional e suporte a longos ciclos de uso, essencial para fábricas automatizadas, sistemas de robótica e infraestrutura crítica.
Projetado para a nova era da automação industrial
Construída com tecnologia de 4 nanômetros, a série Dragonwing IQ-X foi desenvolvida para atender às exigentes necessidades de fabricantes e desenvolvedores industriais, já que a CPU Qualcomm Oryon faz parte do seu interior. As configurações de 8 a 12 núcleos de alto desempenho colocam-no entre os chips mais avançados já desenvolvidos para o setor industrial até então. Além disso:
- Possui suporte a temperaturas extremas que variam de -40°C a 105°C;
- Capacidade de até 45 TOPS de processamento de IA;
- Conectividade robusta e recursos de segurança avançados;
- Ciclo de vida prolongado;
- Eficiência energética
De acordo com Nakul Duggal, vice-presidente sênior e gerente geral de Automotivo e IoT Industrial da Qualcomm Technologies, a série Dragonwing IQ-X permite que fábricas fiquem mais inteligentes, com controladores na linha de produção ainda mais rápidos, acelerando o tempo de desenvolvimento.
IA e flexibilidade no coração da indústria
O novo chip também integra uma NPU dedicada para aplicações de inteligência artificial, compatível com a Qualcomm AI Stack, além de frameworks populares como ONNX e PyTorch. Isso permite o uso de IA em tarefas como manutenção preditiva, monitoramento de condições e detecção de defeitos em tempo real.
Empresas do setor industrial como Advantech, Congatec, Kontron, NEXCOM, Portwell, Inc., Tria e SECO já estão adotando o Dragonwing IQ-X em seus novos produtos. Os primeiros dispositivos comerciais equipados com o processador devem ser anunciados nos próximos meses.
Para mais informações sobre novos lançamentos de chips para smartphones e computadores, fique de olho no site do TecMundo e não perca nada.