A Qualcomm anunciou hoje (23) seu novo chip para smartphones de entrada e intermediários com o novo Snapdragon 6s Gen 4. O modelo promete um salto de desempenho notável em comparação com seu antecessor, e promete aprimorar a performance durante a execução de games.
Essa plataforma móvel opera com os núcleos Kyro da companhia no esquema híbrido de quatro para performance a 2,4 GHz e mais quatro de eficiência a 1,8 GHz em boost. Os valores são um pouco melhores do que em relação ao Snapdragon 6s Gen 3 e o 6 Gen 4, que estavam a no máximo 2,3 GHz.
Na parte da placa gráfica integrada, o chipset mantém a Adreno como iGPU, mas a ficha técnica disponibilizada não aprofunda as informações. O mesmo vale para Unidade de Processamento Neural (NPU) do tipo Hexagon, que foi destaque no anúncio do Snapdragon 6 Gen em fevereiro deste ano.
O conjunto da obra promete entregar um salto de desempenho de 36% na CPU e até 59% no processamento gráfico. Parte disso pode ser explicado pelo processo de fabricação do Snapdragon 6s Gen 4, feito a partir de uma litografia de 4 nanômetros e com melhor eficiência energética.
Chip é compatível com telas de até 144 Hz
Nos games, a Qualcomm também cita que o novo chip conseguirá entregar mais performance aos jogadores. Embora não mostre nenhum benchmark gráfica, a empresa aponta compatibilidade com taxa de atualização de 144 Hz na resolução Full HD, e suporte a técnicas como o Variable Rate Shading (VRR).
- A companhia também destaca a tecnologia do Qualcomm Game Quick, que reduz a latência nos comandos;
- Para conectividade, o modelo suporte redes do Wi-Fi 6E, além do Bluetooth 5.4 de baixa energia (LE), e o 5G mmWave;
- Na câmera, é possível combinar o chip com sensores de até 200 MP para captura de fotos, além de gravação de vídeos em resolução 2K30 com HDR habilitado;
- É possível combinar memórias LPDDR5x de até 12 GB com velocidades de 3.200 MHz;
- Para o armazenamento há suporte somente do UFS 3.1 mais antigo.
Com o anúncio do Snapdragon 6s Gen 4, é apenas questão de tempo até que surjam os primeiros smartphones anunciados com essa plataforma móvel, principalmente de modelos com origem chinesa. Marcas como Oppo, Realme e Honor devem estar entre as primeiras a realizar anúncios desse tipo.
Para mais informações sobre novos lançamentos de chips para smartphones e computadores, fique de olho no site do TecMundo e não perca nada.