Quando a gente começou a celebrar o Ano-Novo? Descubra a origem da tradição

Estudos dizem que as primeiras pessoas a realizarem a celebração de Ano-Novo foram as que moravam no território que antigamente era a Mesopotâmia, região que hoje abriga o Iraque, Síria, Kuwait e Turquia. Há 4 mil anos, a agricultura era a principal forma de sobrevivência por lá. Então, eles comemoravam o fim do inverno e começo da primavera, já que isso dava início a uma nova safra de plantação. 

Dessa maneira, a virada de ano era comemorada do dia 22 para o dia 23 de março, pois esse era o momento em que se iniciava a primavera no hemisfério Norte. Apenas em 1582, com a introdução do calendário gregoriano no Ocidente, é que 1º de janeiro passou a ser celebrado como Ano-Novo. 

As celebrações realizadas naquela época também representavam esperança e continham rituais para atrair fartura e alimento, bem parecido com o que é hoje em dia, em que pedimos prosperidade e dinheiro.

Leia mais:

Quando surgiu o Réveillon?

O Réveillon, termo utilizado para nos referirmos à festa de véspera de Ano-Novo em vários países do mundo, como o Brasil, teve início no século 17 na França. Inicialmente, a comemoração representava festas da nobreza e durava a noite inteira. Com o passar do tempo, a nobreza no país começou a decair e então, a palavra foi adaptada para a festa de véspera de Ano-Novo.

No século 19, a nobreza de países que possuíam a influência da cultura francesa, passaram a realizar a celebração. O Brasil foi um desses locais. Porém, aqui o evento ganhou novos personagens, comidas e costumes.

Celebrações no Brasil

Ano-Novo em Copacabana (Imagem: Secom/RJ)

No Brasil, há diversas maneiras que as pessoas utilizam para celebrar o Ano-Novo. Nas praias, por exemplo, as pessoas que são crentes em Iemanjá, gostam de passar o Réveillon no litoral para realizar oferendas ou pular as sete ondas.

Ela é a Rainha do Mar, original da Nigéria, pertence à tradição de iorubá, a qual foi incorporada pelo candomblé e umbanda no Brasil.

Além disso, na Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador, religiosos de todo o país vão até o local na última sexta-feira do ano para fazer pedidos de proteção para o ano que está por vir. Os fiéis também levam objetos para benzer. O dia é chamado de “Sexta-feira da Gratidão”.

Outra tradição que se tornou comum no Brasil é a utilização de branco. A prática foi adotada em 1970, quando membros do candomblé começaram a realizar oferendas na praia de Copacabana. Assim, muitas pessoas que viram o ritual acharam muito bonito o uso de branco e decidiram aderir a cor.

Também há a famosa queima de fogos, a qual se acredita que foi originada na China há mais de 2 mil anos. Conforme a tradição, os fogos espantam espíritos malignos. No Brasil, os fogos chegaram por meio de imigrantes italianos e portugueses e, desde então, se tornaram um dos espetáculos mais esperados pelas pessoas na virada de ano.

O post Quando a gente começou a celebrar o Ano-Novo? Descubra a origem da tradição apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Essa cidade do Ceará foi considerada uma das mais tecnológicas do Nordeste

Por que polvos estão aparecendo em números recordes no Reino Unido

Atari planeja a construção de um hotel gamer de US$ 124 milhões em Phoenix