Quantas pessoas já morreram em missões espaciais?

Uma missão espacial precisa ser detalhadamente planejada. Quando ela é leva pessoas para fora da Terra, claro, é necessário ainda mais atenção.

De acordo com Nigel Packham, diretor associado de segurança e garantia de missão da NASA, em resposta ao Live Science, 21 pessoas já morreram no espaço em cinco missões espaciais diferentes. Foram três da NASA e duas da União Soviética. Os motivos passam por erros de equipamentos, erros humanos e de gerenciamento.

Leia mais:

Astronauta, Cosmonauta e Taikonauta: entenda a diferença entre esses termosArtemis: astronautas vão procurar vida na Lua?China quer pousar astronautas na Lua em breve

Astronautas da NASA

As duas missões com mais perdas de tripulantes foram lançadas pela NASA e ambas envolveram acidentes com ônibus espaciais. O primeiro foi em janeiro de 1986 a bordo de um Challenger. O veículo explodiu apenas 73 segundos após ser lançado e matou todas as sete pessoas a bordo. 

A explosão aconteceu pelas temperaturas anormalmente baixas em Cabo Canaveral, fazendo com que alguns dos selantes do foguete perdessem a flexibilidade e não funcionassem como planejado. A administração da missão também levou parte da culpa por seguir com o lançamento mesmo com as advertências dos engenheiros da NASA.

O outro episódio envolvendo um ônibus espacial foi com o Columbia, em fevereiro de 2003, quando a nave espacial se desintegrou ao entrar na atmosfera. O acidente foi causado por a uma fissura no escudo térmico de carbono, na asa esquerda. Logo depois do lançamento, um pedaço do revestimento de espuma do tanque externo de combustível se soltou e causou o dano, que não foi percebido na hora. As sete pessoas a bordo do veículo morreram.

Por fim, o último dos incidentes mortais que envolvem a NASA aconteceu na primeira missão do Programa Apollo, em 1967. Antes mesmo do lançamento, um teste de pré-lançamento causou um incêndio na cabine e matou todos os três astronautas a bordo.

Cosmonautas da União Soviética

As outras missões que terminaram em tragédia foram soviéticas. A primeira, em 1967, foi na missão Soyuz 1, que caiu no solo após falhas nos paraquedas, matando o único cosmonauta a bordo. Mesmo que as pessoas envolvidas no voo soubessem que a missão não estava pronta para lançamento, o contexto de corrida espacial levou à pressa.

O outro acidente soviético aconteceu em 1971. Os cosmonautas estavam na baixa órbita na primeira estação espacial da humanidade, a Salyut 1. Um incêndio fez com que a tripulação tivesse de retornar e uma válvula na espaçonave Soyuz se abriu durante a reentrada, causando despressurização e a morte de todas as três pessoas a bordo.

Atualmente, cerca de 650 pessoas já visitaram o espaço. Esse número ainda deve aumentar cada vez mais rapidamente, especialmente com a exploração espacial. Essas missões nunca serão sem riscos, mas entender quais são eles é essencial para garantir a segurança dos tripulantes.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Quantas pessoas já morreram em missões espaciais? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Epic Games Store libera dois jogos grátis por tempo limitado nesta quinta (12)

Nicolas Cage vira Homem-Aranha no trailer de Spider-Noir! Saiba tudo sobre a série

Usuários reclamam de bug no Instagram que deixa stories com tela preta