No dia 29 de julho, o Ministro dos Transportes do Governo Federal, Renan Filho, afirmou ter apresentado uma proposta para acabar com a obrigatoriedade da autoescola para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa é uma ação que visa reduzir em até 80% os custos para tirar o documento, pois eliminaria algumas burocracias do processo.
O valor para tirar a CNH varia conforme o local. Afinal, quanto custa tirar a CNH em cada estado brasileiro atualmente? Nas linhas a seguir, você fica sabendo tudo sobre esse processo.
Como é calculado o valor final para emitir a carteira de motorista?
O cálculo do valor final da emissão de uma carteira de motorista é feito a partir da soma das taxas que devem ser pagas ao longo do processo de obtenção do documento.
De acordo com a resolução nº 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o processo precisa ser feito por meio das seguintes etapas:
- Avaliação psicológica;
- Exame de aptidão física e mental;
- Curso teórico-técnico;
- Exame teórico-técnico;
- Curso de prática de direção veicular;
- Exame de prática de direção veicular.
As etapas de exame médico, exame psicológico, prova teórica e prova prática, além da taxa de emissão e envio da CNH pelos Correios, têm seus valores definidos pelo Detran. Vale destacar que cada estado tem autonomia para estabelecer os preços que serão cobrados.
Leia mais:
- Como renovar a carteira de motorista online
- PID: como tirar a carteira para dirigir no exterior?
- CNH ACC: como tirar carteira para ciclomotor
Além desses custos, as aulas teóricas e práticas também se somam a esses valores. Nesse caso, a autoescola define os preços, que, por sua vez, costumam representar a maior parte do valor desembolsado para tirar a CNH. Nesse caso, o preço a ser cobrado também pode variar conforme o estabelecimento escolhido para a realização das aulas.
É possível consultar os valores das taxas do Detran no site do órgão referente ao estado que você mora. Já os da autoescola devem ser consultados diretamente no próprio estabelecimento.
Em caso de 2ª via da CNH, consulte o Detran de seu estado e pague a taxa estabelecida pelo órgão para a emissão do documento.
Veja o valor para tirar a CNH em cada estado do Brasil
Abaixo, você confere a tabela, conforme um levantamento feito pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com os valores aproximados para a emissão da CNH em cada estado brasileiro.
De acordo com o levantamento do Senatran, o estado mais barato para tirar a CNH atualmente é a Paraíba (R$ 1.950,40) e o mais caro, é o Rio Grande do Sul (R$ 4.951,35).
O post Quanto custa tirar CNH no Brasil? Confira o preço por estado apareceu primeiro em Olhar Digital.