O Brasil acaba de romper a marca de meio milhão de carros elétricos em circulação. O resultado reflete o crescimento de setor, que vem batendo recorde atrás de recorde em vendas e produção no país.
Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que julho de 2025 foi o melhor mês de toda a série histórica, que começou em 2012.
Leia mais
- Nem China, nem Noruega, nem EUA: há um país se tornando o “paraíso” dos carros elétricos
- Conheça um dos carros elétricos mais baratos do mundo
- Nova bateria pode reduzir o preço dos carros elétricos
Em julho, foram comercializadas 7.010 unidades 100% elétricas. Se também levarmos em consideração os veículos eletrificados, esse número sobe para 19.016. Entenda eletrificados os modelos BEV (elétricos a bateria), PHEV (híbridos com recarga externa), HEV (híbridos convencionais) e HEV Flex (híbridos com motor flex).
Esses 19 mil ainda representam uma fatia pequena do total de 229.948 emplacamentos no Brasil no mesmo período – estamos falando apenas de 8,27%. A curva, porém, é ascendente.
Um mercado em alta
- Antes de julho, maio já havia batido o recorde de vendas de EVs.
- Com os 19.016 do mês passado, o total de veículos elétricos em circulação no Brasil chegou a 503.654 unidades.
- Um número bastante expressivo – e que mostra a consolidação desse segmento.
- Para você ter uma ideia, em 2012, quando teve início a série histórica, a ABVE registrou apenas 117 emplacamentos – isso no ano todo!
- São Paulo lidera as estatísticas de vendas.
- Em julho, foram comercializados 2.456 veículos com algum nível de eletrificação no estado.
- Na sequência aparecem Brasília (1.573), Rio de Janeiro (736), Belo Horizonte (732) e Curitiba (535).
- Entre as regiões, o Sudeste é responsável por quase metade dos emplacamentos.
- Sul e Nordeste ocupam a segunda e a terceira posições.
- Somadas, essas regiões respondem por cerca de 30% das vendas.
- Norte por sua vez, ocupa a lanterna, com menos de 5% dos emplacamentos de EVs.
E no resto do mundo?
O Brasil segue uma tendência mundial de alta do setor. Como mostramos recentemente aqui no Olhar Digital, as vendas globais de EVs cresceram 28% até agora em 2025.
Dados da consultoria Rho Motion mostram que somente em maio foram mais de 1,6 milhão de emplacamentos. No acumulado dos 5 primeiros meses do ano, o total de carros elétricos leves comercializados chegou a 7,2 milhões.
A China lidera o avanço, com um recorde de 1 milhão de unidades vendidas apenas em maio — crescimento de 33% sobre o ano anterior.
A Europa também segue firme nesse movimento, com destaque para o sul do continente. A região acumulou 1,6 milhão de unidades comercializadas no ano, um crescimento de 27%, com Espanha (+72%) e Itália (+58%) se destacando.
Os Estados Unidos, por sua vez, são o destaque negativo. Tiveram alta de 4% no período, refletindo as incertezas sobre se o governo Donald Trump manterá ou não as políticas de incentivo à eletrificação.
As informações são do Motor1.
O post Quantos carros elétricos já foram vendidos no Brasil? Número vai te surpreender apareceu primeiro em Olhar Digital.