Home Variedade Quatro equipes brasileiras participam de competição internacional de foguetes; uma delas é da UFSC

Quatro equipes brasileiras participam de competição internacional de foguetes; uma delas é da UFSC

by
4 minutes read

Uma equipe de competição de foguetes do Centro Tecnológico de Joinville (CTJ), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está em preparação para participar da Spaceport America Cup (SAC), que é a maior competição de foguetes universitários do mundo, nos Estados Unidos, que ocorre entre os dias 21 a 25 junho de 2022.

O time se chama ‘Kosmos Rocketry’ e está entre as quatro equipes brasileiras selecionadas para participar da competição. “Ainda não caiu a ficha. Acho que só vai cair quando a gente estiver lá nos Estados Unidos lançando o foguete”,  comentou João Pedro Sandrin Golynski, líder da equipe.

A preparação para o evento começou há um ano e irão concorrer com o foguete VLK-1 (Veículo Lançador Kosmos) na categoria de 3 km de apogeu. “Começou pelo mental. A equipe tem que estar preparada. Tivemos que fazer um processo mental, que iria ser puxado”, continuou.

Para participar, o grupo de jovens precisou submeter o projeto técnico e explicar a visão para o futuro da área, incluindo como movimentam a comunidade local. Depois, passaram por uma sequência de três atualizações, para saber quais foram as atividades realizadas pela equipe durante os meses seguintes e agora, estão a caminho da competição de foguetes.  

“A nossa preparação está assim, domingo a domingo, das oito da manhã às oito da noite no laboratório. Trabalhando, projetando, escrevendo para se preparar para ir pra lá”, revelou o João Pedro. Ademais, a equipe está realizando testes com o motor do VLK-1, sendo que o último foi um teste estático para verificar a segurança do sistema de propulsão. De acordo com ele, o motor alcançou 91% do impulso teórico.

Leia mais:

Planetário do Rio promove evento gratuito para observação do eclipse lunarPlanetário Ibirapuera tem programação especial para observação do eclipse lunarHoras antes do eclipse total da Lua, um asteroide vai passar “próximo” à Terra

Para conseguirem ir ao evento, a Kosmos também contou com investimento de patrocinadores, como o financiamento da Pró-Reitoria de Extensão da UFSC (PROEX) e da FAPESC, vendas de workshops e produtos colecionáveis. Inclusive, ainda está aberta para contribuições pelo site https://www.kosmosrocketry.com/crowdfunding/

A equipe – que hoje participa de uma competição mundial de foguetes – foi criada em 2013 e essa não é a primeira competição em irão participar. Em 2020, eles ganharam o 10° lugar geral da competição e o 4° lugar – Combustão Sólida de 1 km de Apogeu Prêmio de Sportsmanship, no Latin America Space Challenge (LASC).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Quatro equipes brasileiras participam de competição internacional de foguetes; uma delas é da UFSC apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment