Faleceu no último domingo (15), aos 95 anos de idade, Robert Duvall, um dos grandes nomes de Hollywood. Embora estivesse tecnicamente aposentado desde 2022, o ator continuava uma figura importante e que ajudou a influenciar gerações desde que apareceu pela primeira vez em um longa-metragem.
Após uma breve carreira no exército e diversas apresentações teatrais, Duvall deixou sua marca nos momentos finais de O Sol é Para Todos, de 1962. Nos anos seguintes, ele ajudou a dar vida a diversos personagens marcantes, incluindo o pragmático Tom Hagen de O Poderoso Chefão e o tenente Kilgore de Apocalipse Now.
Robert Duvall teve uma carreira de mais de 60 anos
Segundo a família de Duvall, o ator veterano faleceu pacificamente em sua casa na cidade de Middlesburg, na Virgína, por causas que não foram compartilhadas. Nascido na cidade de San Diego, Califórnia, ele foi parte de uma geração de amigos que dominou Hollywood com seus papéis variados e trabalhos de qualidade, que inclui nomes como Gene Hackmann, James Caan e Dustin Hoffman.
- Em O Sol é Para Todos, Duvall se destacou como Arthur ‘Boo’ Radley, que chama muito a atenção, apesar de sua aparição breve;
- O ator também se destacou com o vilão da primeira versão cinematográfica de Bravura Indômita e como o protagonista de THX 1138, o trabalho de estreia de George Lucas (de Star Wars) como diretor;
- Em 1972, veio um dos papeis que marcou sua carreira: o Tom Hagen de O Poderoso Chefão. No filme, ele interpreta o ‘consigliere’ de Vito Corleone e, posteriormente, de seu filho Michael;
- Presente nos dois primeiros filmes da série, ele não retornou à parte final devido a conflitos sobre cachês;
- Entre diversos papeis memoráveis e participações em séries da TV, Duvall foi um ator querido pelo público, mas pouco premiado. Seu único Oscar foi por Força do Carinho (1983), no qual interpretou um cantor country em decadência.
A partir dos anos 1980, Duvall entrou em uma fase de erros e acertos de uma carreira marcada pela intensidade e grande quantidade de papéis. Ele também assumiu a direção de alguns longas-metragens e documentários, sendo o mais recente deles o western Wild Horses (2015), no qual também atuou.
Onde assistir aos últimos trabalhos de Duvall?
Durante sua longa carreira, Robert Duvall também ficou conhecido por interpretar várias figuras políticas reais. Um apoiador do Partido Republicano nos Estados Unidos, ele deu vida a versões fictícias do general confederado Robert E. Lee, do líder russo Joseph Stalin e do criminoso de guerra nazista Adolf Eichman.
Casado quatro vezes, o ator esteve junto da atriz argentina Luciana Pedraza até o momento de sua morte. Seus últimos trabalhos, ambos datados de 2022 — The Pale Blue Eyes e Arremessando Alto — podem ser conferidos na Netflix, responsável pela produção dos dois longas.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
