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Quem perdeu espaço com a chegada de BYD e GWM no Brasil?

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A chegada das montadoras chinesas BYD e GWM ao Brasil está provocando uma reviravolta no mercado automotivo nacional. Uma pesquisa realizada pela Bright Consulting revelou que a introdução desses veículos eletrificados competitivos está forçando as montadoras tradicionais a se adaptarem ou perderem espaço.

Marcas como Fiat, Toyota e GM estão entre as mais afetadas, enquanto BYD e GWM conquistam cada vez mais participação de mercado, redefinindo a liderança no setor de eletrificados.

Gráfico mostra crescimento na oferta de veículos elétricos no mercado brasileiro. (Imagem: Bright Consulting)

Com a introdução de veículos elétricos a preços competitivos, a participação de mercado dos BEVs (Battery Electric Vehicles) cresceu substancialmente. Antes dominado pela Toyota, com 40-50% das vendas mensais até julho de 2023, o mercado agora vê um volume mensal de 14-15 mil unidades, liderado por BYD e GWM (Great Wall Motors).

(Imagem: Bright Consulting)

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Impacto de BYD e GWM nas montadoras tradicionais

A chegada de BYD e GWM trouxe um volume adicional ao mercado de eletrificados, mas as consequências mais notáveis foram sentidas no mercado total, com modelos a combustão sendo substituídos pelos novos produtos eletrificados.

Ao comparar os primeiros sete meses de 2023 com o primeiro semestre de 2024, fica evidente a mudança nas participações de mercado. Confira os dois gráficos abaixo:

Participação de mercado entre janeiro e julho de 2023. (Imagem: Bright Consulting)
Participação de mercado entre janeiro e junho de 2024. (Imagem: Bright Consulting)

Desconcentração do mercado automotivo no Brasil

A evolução do mercado resultou em uma maior distribuição das participações, com as grandes montadoras perdendo espaço para marcas menores. A participação das “demais” marcas aumentou de 2,8% para 4,9%. A tabela a seguir mostra os ganhos e perdas de mercado:

A análise detalhada revela que praticamente todas as montadoras tradicionais perderam participação de mercado:

Fiat: perdeu espaço principalmente em picapes, com a RAM Rampage substituindo seus modelos, e em veículos de entrada para o VW Polo Track.

Toyota: perdeu a liderança no mercado de eletrificados e viu seus produtos a combustão sendo substituídos.

GM: registrou perdas em todas as categorias.

Renault: sofreu com a falta de produção do novo Kardian.

Chery e Nissan: cresceram suas participações com políticas comerciais agressivas.

Ford: aumentou sua participação no mercado de picapes com o lançamento da Ranger renovada.

VW, Hyundai, Honda e Citroën: mantiveram pequenas variações na participação de mercado.

BYD e GWM: capturaram 4,1 pontos percentuais do mercado.

Este cenário reflete o mercado no primeiro semestre de 2024. No entanto, novas evoluções são esperadas no segundo semestre com a introdução de híbridos leves pelas montadoras locais e a entrada de novas marcas chinesas.

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