Quer fazer cócegas em insetos? Dedos robóticos permitirão isso

Nossas mãos são relativamente grandes para conseguirmos interagir com insetos pequenos. Certamente você já tentou segurar uma formiga ou mesmo uma joaninha com as mãos, mas a preocupação em tocá-los com segurança e não “esmagá-los” é muito grande, e assim acabamos deixando-os ir embora. Porém, com o uso de tecnologia, a possibilidade pode ser acessível.

Cientistas da Universidade Ritsumeikan, no Japão, desenvolveram um projeto chamado de “microdedos”. Trata-se de pequenos contatos robóticos macios, controlados pelas próprias mãos, a fim de possibilitar que humanos interajam com pequenos insetos.

Os aparelhos minúsculos possuem apenas 1,2 cm de comprimento e 0,3 cm de largura e reúnem diversos sensores de tensão, feitos de uma liga metálica líquida e flexível, com “músculos” controlados por balões pneumáticos capazes de controlar a força de maneira precisa, suficiente para tocar em um inseto sem machucá-lo.

Leia mais:

Comer insetos pode ser bom para o corpo e para o meio ambienteAquecimento global e agricultura desenfreada reduziram pela metade os insetos do planeta, aponta pesquisaComo os insetos conseguem “prever” mudanças no clima?

A nova ferramenta vem sendo testada há algum tempo, os pesquisadores têm utilizado os microdedos para medir a força de reação das pernas e do tronco de um besouro. 

As pernas do inseto responderam com uma força de cerca de 10 millinewtons de resistência, se alinhando com algumas estimativas anteriores, porém o número exato ainda não foi alcançado.

A pergunta que não quer calar é: para que esse serviço serve? Simples, a tecnologia pode ser útil para estudar as forças dos insetos, como andar ou voar, além de testar também se o inseto sente cócegas.

Imagem: Divulgação/Konishi et. al./Universidade Ritsumeikan

No entanto, a equipe também vê a invenção como potencialmente útil para outras interações em microescala, principalmente com a ajuda de óculos de realidade aumentada (RA). As futuras versões poderão, um dia, ajudar os médicos a interagir diretamente com seres ainda menores, como bactérias e vírus.

A equipe da Ritsumeikan alertou que esta é apenas uma prova de conceito e um “estudo representativo”. Mas, ainda assim, isso sugere um futuro em que os humanos poderão interagir com minúsculos objetos vivos de maneira muito mais simples e natural.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Quer fazer cócegas em insetos? Dedos robóticos permitirão isso apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Palpites para Brasil x Senegal: Análises e Onde Assistir (15/11/2025)

Personagem amado de Stranger Things quase morreu na primeira temporada, mas foi salvo por ator

Chips automotivos: Nexperia vira foco de disputa e clientes buscam solução emergencial