Embora seja considerada como a “prisão dos famosos”, Tremembé não é habitada somente por quem foi condenado por casos que geraram grandes repercussões na imprensa. Enquanto eles são o foco da série da Amazon Prime Video, muitos dos personagens que aparecem nela são inspirados em histórias reais de menor visibilidade pública.
Esse é o caso de Raíssa, que é interpretada na produção pela atriz Débora Fernanda. Esse é um pseudônimo que a adaptação do livro de Ullisses Campbell usou para retratar Vanessa dos Santos Martins, uma amiga de Suzane van Richtofen que parou no presídio após cometer um crime cruel e chocante.
Qual é a história real que inspirou a criação de Raíssa em Tremembé?
Em 2007, Vanessa dos Santos Martins foi presa após ter matado a socos seu enteado, Alan David Andrade Garcia, que tinha somente 5 anos de idade. Sua defesa afirma que ela tomou a atitude por estar sofrendo depressão pós-parto, após o nascimento de seu próprio filho, que na época ainda um bebê.
- O crime aconteceu na cidade de Penapólis, no interior de São Paulo;
- No dia do assassinato de Alan, o pai da criança, Vanderlei Garcia Alves, havia saído para cuidar do próprio pai;
- Logo em seguida, a criança começou a chorar, pelo desejo de acompanhar Vanderlei;
- Vanessa começou a agredir o enteado com socos, pontapés e chegou a bater com sua cabeça contra a parede;
- O outro filho de Vanessa testemunhou todas as ações e viu seu meio-irmão morrer após as agressões.
Além de ter agredido Alan, a criminosa o obrigou a tomar um banho gelado, em um dia de temperaturas baixas. Alertada por seu filho de que o enteado havia caído, ela tentou prestar socorro e o levou ao Pronto Socorro Municipal. No entanto, a criança morreu como resultado do espancamento e de uma anemia profunda resultante do rompimento de seu baço.
Condenada, criminosa buscou a religião e reatou com marido
Pelos crimes que cometeu, Vanessa Garcia Alves foi condenada a 28 anos e oito meses de prisão em regime fechado. Levada a Tremembé para cumprir a pena, ela se voltou para a vida religiosa e foi uma das responsáveis por montar uma igreja no local — ação que a aproximou de Suzane von Richtofen.

Assumindo um papel semelhante a uma pastora, ela passou a ser considerada uma espécie de conselheira dos outros prisioneiros. Um dos aspectos mais chocantes de sua história é que, tempos depois, ela não somente conseguiu se reaproximar de Vanderlei Garcia Alves, como retomou o relacionamento com ele.
Agora também um pastor, Vanderlei se casou com Vanessa e a perdoou pela morte violenta de Alan. Para o pai do garoto, sua companheira só seguiu as ações bárbaras que a condenaram a ficar décadas atrás das grades porque ela estava “possuída por Satanás” na época que elas aconteceram.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
