Rally da Mongólia muda percurso para fugir da Rússia

Por conta da Guerra Russo-Ucraniana, o tradicional Rally da Mongólia, um dos mais desafiadores do mundo, teve seu trajeto alterado.

Normalmente, a rota do rali começava no Reino Unido e terminava na distante Ulan-Ude, fronteira da Rússia com a Mongólia. Agora, por conta do conflito, a antiga jornada de 16 mil quilômetros foi encurtada pela metade e terá início na ilha de Skye, extremo norte da Escócia.

Como ponto de chegada, a League of Adventurists, organizadora do evento, estabelece a Geórgia, na região do Cáucaso e próxima da Ásia Menor. No entanto, haverá três fins alternativos por “motivos de pesquisa”: Serra Leoa, na África; Uzbequistão, na Ásia Central (embora a chegada esteja condicionada a questões alfandegárias na fronteira); e Omã, no extremo leste da península arábica.

O Rally da Mongólia também terá em 2022, por conta das modificações no percurso, um nome excepcional: Poles of Inconvenience Rally. “O Rally em 2022 morreu porque o Azerbaijão está fechado para turistas e a fronteira da Mongólia está essencialmente fechada por enquanto”, explica Paige Campbell, integrante da equipe WildlyUnkoalafed, em entrevista ao site oficial do evento. “A Rússia também é uma zona proibida, então alguns pontos de checagem foram adicionados entre a Escócia e a Geórgia.”

Leia mais:

BRX Hunter T1+ de estrada é mais poderoso que o carro de competição da ProdriveAudi RS Q e-tron é o primeiro carro eletrificado a vencer um rali no desertoFiesta ERX vence a corrida de estreia do campeonato de rally elétrico

Pilotos não têm direito a equipe de apoio

Apesar do corte no percurso, o Rally da Mongólia — ou The Poles of Inconvenience Rally — continua bastante difícil. Além das rotas insanas, como você pode atestar no vídeo abaixo, os pilotos não têm direito a equipes de apoio nem arranjos de acomodação, manutenção e cotas de combustível — algo impossível em um evento de atletas profissionais, como as etapas do WRC, por exemplo.

As equipes ainda precisam arrecadar pelo menos 500 libras (em torno de R$ 3.150) para causas humanitárias e os motores não podem ultrapassar o limite de 1.200 cilindradas — isto é, carros populares com pouca potência, como Fiat Mobi e Hyundai HB20, seriam bem-vindos na empreitada.

O Poles of Inconvenience Rally começa no dia 16 de julho e termina em 11 de setembro. As inscrições ainda estão abertas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Rally da Mongólia muda percurso para fugir da Rússia apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Proton suspende contas de informante após denúncia contra grupo hacker da Coreia do Norte

iPhone 16 foi o celular mais vendido do 2º trimestre; confira a lista

Um dos maiores fracassos da Nintendo chegará ao Switch 2 em 2026! Relembre o Virtual Boy