Home Variedade Realme 12 é uma boa opção fora da bolha Samsung e Motorola [REVIEW]

Realme 12 é uma boa opção fora da bolha Samsung e Motorola [REVIEW]

by Fesouza
6 minutes read

Lançado em 2024 aqui no Brasil, o Realme 12 é o celular intermediário da marca que conta com um design bem interessante e apresenta um bom desempenho para a categoria, além de uma boa bateria. Porém, acaba pecando bastante na câmera, principalmente a frontal.

Confira agora a review do aparelho para saber se ele é uma boa opção frente aos concorrentes da mesma categoria ou se ele deixa a desejar.

Design e tela

O Realme 12 não passa batido, mas pode dividir opiniões. Pessoalmente, achei o design bem diferente e bonito. Ele é todo feito de plástico, mas conta com bordas de metal, o que dá até um visual um pouco mais premium. A cor do modelo testado foi a Twilight Purple, um roxo fosco com alguns detalhes em destaque, como essa linha aqui atrás e ao nome da marca.

1.jpg
O design do Realme 12 na cor Twilight Purple (Imagem: Realme)

Já a maior “polêmica”, se assim podemos dizer, fica na parte de trás. O módulo das câmeras é redondo e bem grande, ocupando um bom espaço. Essa parte pode desagradar alguns usuários, mas, na minha opinião, é o que dá o maior “charme” ao aparelho.

Para suas dimensões, 76,1mm x 7,69mm x 165,6mm (LxPxA), é um celular bem leve, pesando cerca de 188 gramas, e o melhor, tem uma ótima pegada e não fica escorregando. E um destaque positivo para sua construção é uma entrada para fone de ouvido na parte inferior do aparelho, o que é algo raro hoje em dia.

A tela do Realme 12 tem 6,72 polegadas, resolução Full HD, taxa de atualização de 120 Hz e é IPS LCD. Mesmo sendo grande e apresentando boa qualidade, deve incomodar usuário mais exigente por conta do contraste e outros detalhes. É um ponto negativo, mas que não atrapalha tanto a usabilidade.

Desempenho e conectividade

O Realme 12 conta com o processador MediaTek Dimensity 6100+, e esse modelo aqui vem com 8 GB de memória RAM. Os usuários podem expandir o armazenamento em 4, 6 ou 8GB e 256 GB de armazenamento (de onde saem esses GB extras).

No dia a dia, não tive grandes dores de cabeça nesse aspecto. Apesar de alguns travamentos pontuais ao usar o Instagram e WhatsApp, por exemplo, TikTok, YouTube e Prime Video rodaram bem, sem quaisquer problemas, inclusive de temperatura. Cheguei a estranhar o fato de ele não esquentar e fiz algumas chamadas de vídeo como teste, mas nada aconteceu, não senti nenhuma diferença em sua carcaça.

Uma coisa que gostaria de destacar foi uma mudança nas configurações realizada para evitar travamentos. Ao configurar o celular, você pode escolher entre usar aquela barra embaixo, com as opções de voltar, ir para a tela inicial e outra, ou apenas fazer os gestos, como no iPhone. Por estar mais acostumada, eu escolhi a segunda opção, mas tive que alterar posteriormente. Ficou realmente difícil de usar o celular de tanto que ele travou. Após essa mudança, não ouve novos problemas em relação a isso.

Captura de tela 2025-07-24 163051.png
Em jogos, o Realme 12 deixou a desejar (Imagem: TecMundo)

Já ao tentar jogar uns games mais pesados, como Diablo Immortal, a experiência não foi tão boa. Inclusive, no Pokémon Go, que é mais leve, o celular travava e eu não conseguia jogar e ouvir música simultaneamente, por exemplo. Sendo assim, é difícil recomendá-lo para quem gosta de games e quem usa muitos aplicativos ao mesmo tempo.

Quanto à conectividade, o Realme 12 conta com Bluetooth 5.2, suporte a NFC, 5G, Wi-Fi e porta USB-C.

Câmera

O Realme chega com uma câmera principal de 108 MP e um sensor de profundidade de 2 MP. Esse conjunto me rendeu boas fotos em ambientes externos, principalmente de dia, porém, conforme a luz vai diminuindo, as cores podem ficar com um aspecto um pouco lavado. Isso está de acordo com a sua categoria e, mesmo assim, acho que ele mandou bem.

Já no zoom, você pode ampliar até 3x sem perder a qualidade e, realmente, as fotos ficam interessantes. Mas o Realme 12 chega a até 20x e aí não tem muito o que fazer, realmente perde muito a qualidade da imagem.

Indo para a câmera frontal de 8 MP, ela me decepcionou e, inclusive, me deixou parecendo uma boneca de cera. O modo retrato até fez um bom recorte, mas não salva muito quando a qualidade da foto como um todo está aquém. Ou seja, suas selfies para as redes sociais não vão ficar muito legais.

IMG20240528132307.jpg
O modo retrato não faz milagres se a câmera não fizer sua parte (Imagem: Thayna Cruz/TecMundo)

Bateria

O Realme 12 tem 5000 mAh de bateria, o que me garantiu dois dias longe das tomadas em uso intermediário. Já em uso intenso, com jogos, chamadas de vídeo e reprodução de mídia, chegou a um dia e meio. Ruim? Não, tá mais que suficiente, vamos combinar.

Vale destacar que ele tem tecnologia SUPERVOOC de 45w para carregamento que funciona muito bem, na prática. Ele leva cerca de 30 minutos para atingir 50% da carga e carregou completamente em menos de duas horas. Dá para carregar de boa enquanto se arruma para sair, por exemplo.

Vale a pena?

O Realme 12 é um bom celular, com características condizentes à categoria, um design belíssimo e uma bateria que não te deixa na mão e o preço até está aceitável. Fazendo uma pesquisa rápida, pude encontrar essa mesma versão que eu testei por preços que iam de R$1480 até R$ 1656.

O problema é que você consegue encontrar outros celulares como o Galaxy A35, Moto G84, e até o A55 em uma promoção nessa faixa de preço, e são opções um pouco acima do Realme 12, então ele pode não valer tanto a pena. Mas se você quiser dar uma chance para o Realme 12 e não faz questão de jogar no celular, ele é sim uma boa opção.

You may also like

Leave a Comment