Reclamações em compras online sobem 536% desde o início da pandemia da Covid-19

Os hábitos de consumo mudaram desde que a pandemia da Covid-19 começou, em março de 2020. Com o aumento das compras online, houve também um crescimento das reclamações sobre essa modalidade. O Procon-SP registrou 536% mais queixas nos últimos dois anos.

Em 2019, foram 78.419 reclamações dos consumidores a respeito de compras online, de acordo com o órgão paulista. No ano seguinte, o número subiu para 301.672 queixas. Já no ano passado, 2021, o Procon-SP somou 498.877 reclamações, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (11).

Leia mais:

Projeto de lei pretende inserir imposto de importação para todas as compras onlineReceita Federal pode cobrar impostos em compras online da ChinaMinistério da Economia prepara MP contra plataformas como Shopee e AliExpress

“Essa elevação, que tem nos preocupado, ocorreu em razão da pandemia, um contexto em que os estabelecimentos comerciais tiveram que ser fechados do dia para noite e não estavam preparados para fazer um atendimento de modo virtual”, disse o diretor executivo do Procon-SP, Guilherme Farid, em entrevista à Agência Brasil

Os consumidores reclamam, principalmente, de atrasos ou não entrega de produtos adquiridos pela internet. Em seguida, aparecem as cobranças indevidas. Outro problema nas compras online foi relacionado a vendas feitas em sites ou perfis de redes sociais falsos.

As compras online cresceram na pandemia e, junto com elas, as reclamações. Imagem: Negative Space

“Como medida de proteção ao consumidor e a fim de garantir que ele tenha onde reclamar caso tenha um problema, o Procon-SP criou o selo Empresa Verificada. A ferramenta certifica que a empresa é cadastrada no Sistema Procon-SP Digital, plataforma em que é possível fazer reclamações, denúncias e tirar dúvidas”, destaca um comunicado da fundação.

Assim, a dica para os consumidores é realizar suas compras online sempre em lojas que tenham cadastro no sistema da instituição. Lá, há dados para o órgão defesa e assinatura da empresa com certificado digital.

Via: Agência Brasil

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Reclamações em compras online sobem 536% desde o início da pandemia da Covid-19 apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Possível GOTY? Um dos melhores jogos do ano está com menor preço histórico no PC

Aniversário Magalu tem tablet Samsung, caixa de som JBL e mais com até 70% OFF

Google Gemini pode ser perigoso para crianças mesmo com travas de segurança, alerta organização