Reels x TikTok: Instagram tem plano ousado para atrair criadores de conteúdo

A Meta está aproveitando a proibição do TikTok nos Estados Unidos para atrair criadores de conteúdo para o Instagram. Segundo um relatório do site The Information, a rede social está oferecendo bônus de até US$ 50 mil (mais de R$ 300 mil) para que tiktokers postem vídeos no Reels.

O Instagram já teve um programa de recompensa voltado para criadores de conteúdo – justamente para competir com o TikTok -, mas foi descontinuado.

TikTok segue indisponível nas lojas de apps, mas já pode ser acessadoo por alguns usuários (Imagem: miss.cabul/lShutterstck)

Instagram Reels x TikTok

De acordo com o site, o Instagram está oferecendo bônus em dinheiro para que criadores de conteúdo postem vídeos no Reels antes de postá-los em outras plataformas, como o TikTok. As recompensas variam entre US$ 10 mil e US$ 50 mil (entre R$ 60.400 e R$ 302.200).

O anúncio vem em um momento em que a rede social chinesa foi banida dos Estados Unidos. Apesar de já ter voltado a funcionar para alguns usuários, o TikTok segue indisponível nas lojas de aplicativos, como Apple Store e Google Play.

Leia mais:

O Instagram, que oferece a modalidade de vídeos Reels – grande rival do TikTok -, parece estar aproveitando a vulnerabilidade para atrair criadores de conteúdo e sair na frente.

Em uma declaração ao The Verge, a porta-voz da Meta, Paige Cohen, confirmou que a big tech lançou um programa chamado Breakthrough Bonus, que permite que criadores do TikTok ganhem até US$ 5 mil (pouco mais de R$ 30 mil) em três meses para publicar vídeos exclusivamente no Reels. De acordo com Cohen, com o programa, os tiktokers também poderão “aumentar suas comunidades no Instagram e no Facebook”.

Instagram parece estar aproveitando momento de vulnerabilidade do TikTok para sair na frente (Imagem: Primakov/Shutterstock)

Não é a primeira vez que Instagram oferece bônus para criadores de conteúdo

A Meta já teve um programa de compensação financeira para criadores de conteúdo no passado, mas que não durou muito. Relembre:

  • Em 2021, o Instagram lançou um programa de bônus no Reels;
  • Em 2022, os criadores de conteúdos beneficiados relataram que pararam de receber os pagamentos;
  • Em 2023, a iniciativa foi eliminada por completo.

Não está claro se, desta vez, o programa vai durar ou se serve apenas para atrair os criadores de conteúdo impedidos de usar o TikTok. No entanto, a Meta anunciou uma série de atualizações para atender os tiktokers, como uma mudança no formato da grade dos feeds (de quadrangular para retangular) e extensão da duração máxima dos Reels para três minutos.

Além disso, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, anunciou um novo app de edição e criação de vídeo próprio para competir com o Capcut, de propriedade da ByteDance, controladora do TikTok. Saiba mais aqui.

O post Reels x TikTok: Instagram tem plano ousado para atrair criadores de conteúdo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Netflix cancela mais uma série que fez sucesso no streaming

Banco do Brasil caiu? App registra dificuldade para fazer Pix nesta terça (26)

iPhone 18 Fold: confira os rumores e vazamentos do celular dobrável da Apple até agora