Reino Unido vai aprofundar investigações sobre aquisição da Activision pela Microsoft

A compra da Activision pela Microsoft Gaming terá investigações mais aprofundadas pelo Reino Unido. Na última quinta-feira (15), a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA, na sigla em inglês), órgão antitruste do país, disse que vai ampliar a investigação após considerar que a Microsoft não oferece soluções pró-concorrência.

O CMA considera que a compra da Activision pela Microsoft pode “diminuir substancialmente a concorrência em consoles de jogos, serviços de assinatura de vários jogos e serviços de jogos em nuvem”.

Essa investigação aprofundada não significa que a aquisição não será aprovada, porém deve atrasar consideravelmente a fusão entre as empresas. Está será a Fase 2 das investigações pelo órgão do Reino Unido.

Leia mais:

Sony e Tencent adquirem 30% do estúdio criador de “Elden Ring”Apple Arcade receberá jogo desenvolvido por Tom HanksPlano família do Xbox Game Pass pode estar chegando

Amplo catálogo de games da Activision Blizzard que passariam a pertencer à Microsoft. (Imagem: Reprodução/Microsoft/Activision Blizzard)

No início do mês quando o CMA propôs a investigação aprofundada, a Microsoft emititu um comunicado dizendo que se coloca a disposição para colaborar com a investigação.

“A CMA está preocupada que ter controle total sobre este poderoso catálogo, especialmente à luz da já forte posição da Microsoft em consoles de jogos, sistemas operacionais e infraestrutura em nuvem possa resultar em danos à Microsoft para os consumidores, prejudicando a capacidade da Sony – rival de jogos mais próxima da Microsoft – de competir, assim como outros rivais existentes e potenciais novos participantes”.

Conforme uma fonte próxima informou à Reuters, a Microsoft está confiante em conseguir a aprovação dos órgãos antitruste.

CEO do Xbox comenta novamente sobre a compra da Activision Blizzard

Enquanto o acordo entre a Microsoft e a Activision Blizzard está sendo analisado pelos órgãos reguladores pelo mundo, os conflitos da empresa do Xbox com a Sony vem se intensificando. O chefe do console, Phil Spencer, compartilhou mais uma vez seus pensamentos sobre o assunto.

Spencer foi entrevistado no canal CNBC nesta última quinta-feira (15). Os comentários da Sony e de Jim Ryan, CEO do PlayStation, sobre a proposta da Microsoft em relação a “Call of Duty” foram levantados na conversa. De acordo com Ryan, a oferta do Xbox foi “inadequada” em diversos níveis.

Na entrevista, Spencer foi questionado sobre a promessa de manter o game no PlayStation por “vários anos” e se essa questão poderia ir além, como garantir a permanência do FPS no console da Sony para sempre. O chefe do Xbox afirmou que sua expectativa é que “Call of Duty” continuasse no PlayStation e em outras plataformas.
“Não posso falar muito sobre o estado atual dos processos regulatórios apenas por causa do mecanismo envolvido”, afirmou Spencer. “Esclareci publicamente para nossos fãs e clientes, nossos maiores compromissos, que nossa expectativa é que continuemos a enviar ‘Call of Duty’ no PlayStation e em outras plataformas onde as pessoas possam jogá-lo. Espero expandir os lugares onde as pessoas estão jogando todos os nossos jogos“, acrescentou.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Reino Unido vai aprofundar investigações sobre aquisição da Activision pela Microsoft apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Xbox Game Pass recebe mais jogos de peso esta semana! Veja os lançamentos

O que está acontecendo com One-Punch Man? Notas baixas e polêmicas marcam a 3ª temporada

Memória RAM com desconto: opções Kingston, Corsair e mais em promoção