Relembre o que aconteceu na 4ª temporada de Stranger Things

A partir do dia 26 de novembro, os fãs de Stranger Things finalmente vão poder acompanhar sua Temporada 5, que promete encerrar a história de ficção científica. Quando os quatro primeiros episódios fizerem sua estreia, já vai ter se passado mais de três anos desde que visitamos esse universo pela última vez.

Até mesmo por isso, é bastante provável que você tenha se esquecido de alguns detalhes importantes da Temporada 4. Enquanto reassisti-la sempre é um meio eficiente de refrescar a memória, o Minha Série também preparou um resumo especial para que você chegue ao arco final com seus conhecimentos em dia.

O que acontece na Temporada 4 de Stranger Things?

A Temporada 4 de Stranger Things começa com seus protagonistas separados. Imagem: Divulgação/Netflix

Na quarta temporada de Stranger Things, os fãs puderam conferir mais detalhes sobre as origens de Eleven, que, no presente, tem que lidar com o aparente desaparecimento de seus poderes. Os protagonistas também se encontram em momentos diferentes de suas vidas (e localizações geográficas) e, embora mantenham suas amizades, se dividiram em núcleos com interesses separados.

  • No começo da temporada, Eleven se mudou com Joyce, Jonathan e Will para a Califórnia com a intenção de escapar dos traumas trazidos pela cidade de Hawkins;
  • Lucas se juntou ao time de basquete de Hawkins, enquanto Mike e Dustin passaram a fazer parte do Hellfire Club, onde conhecem o roqueiro Eddie Munson;
  • Já Max se isolou do restante do grupo, passando seus dias ouvindo música, enquanto lida com a morte do irmão, Lucas;
  • Steve e Robin continuam sendo melhores amigos e passaram a trabalhar em uma videolocadora, enquanto Nancy inicia uma carreira no jornal local junto de seu amigo Fred;

No começo da Temporada 4, vemos Will desenvolvendo seu talento artístico e, aparentemente, escondendo um segredo sobre uma nova paixão. Já Eleven tem que lidar com o bullying que sofre em sua nova escola na Califórnia, enquanto Jonathan alterna seu tempo entre esconder suas pretensões universitárias de Nancy (de quem se distanciou um pouco) e trabalhar em uma pizzaria com Argyle — com quem também anda consumindo muitas drogas.

Quem é Vecna?

Hawkins sendo a cidade que é, isso significa que a aparente paz que reina nela desde o final da terceira temporada não durou muito tempo. Tudo isso graças à aparição do novo vilão Vecna, que invade os sonhos de suas vítimas e as enlouquece aos poucos, antes de encerrar suas vidas de forma violenta.

Vecna é o grande responsável por todos os eventos de Stranger Things. Imagem: Divulgação/Netflix

Sua primeira vítima na temporada é a líder de torcida Chrissy Cunninghamg, que recorre às drogas vendidas por Eddy para tentar aliviar sua agonia. Quando ela morre no trailer do rapaz, a polícia começa a culpá-lo, e ele se vê forçado a se esconder — o que preocupa bastante Dustin, com quem ele já havia firmado uma forte amizade.

O vilão da Temporada 4 de Stranger Things também mata Fred, colega de Nancy, antes de voltar sua atenção a Max, que está fragilizada pela morte do próprio irmão. Com ajuda do paciente psiquiátrico Victor Creel, os protagonistas descobrem que a música é capaz de impedir a morte de sua amiga — mas não deter completamente Vecna.

A cada assassinato bem-sucedido cometido por Vecna, a barreira entre a realidade e o Mundo Invertido se torna mais fraca. No entanto, não parece haver meios de detê-lo totalmente, especialmente dado o fato de que Eleven continua na Califórnia e, aparentemente, sem poderes.

Qual a relação entre Vecna e Eleven?

Em um flashback no ano de 1979, descobrimos que o grande vilão de Stranger Things conheceu Eleven quando eles eram crianças. Ele era o jovem Henry Creel, filho de Victor, que demonstrou vários poderes telepáticos e matou sua própria família, antes de começar a participar de experimentos científicos.

Como o 001 (One), ele viu em Eleven uma pessoa com poderes semelhantes, e manipulou a garota para colocar em frente seus planos de dominação global. No entanto, ela decidiu que não concordava com seus meios e conseguiu bani-lo para o Mundo Invertido — onde ele passou anos aumentando seu poder e, como Vecna, coordenou todos os ataques sobrenaturais vistos nas temporadas anteriores.

O que acontece na Califórnia e na Rússia?

Reunida brevemente com Mike na Califórnia, Eleven tenta dar o troco em uma de suas bullys, o que faz com que ela se machuque gravemente. A jovem protagonista é presa, mas, com a ajuda do Dr. Owens, é libertada e tem a chance de recuperar seus poderes com o auxílio do Dr. Brenner — o mesmo cientista que a atormentou no passado.

Usando uma máquina conhecida como NINA, Eleven enfrenta seus traumas e consegue recuperar seus poderes, que estavam adormecidos. Ela é resgatada por Mike, Jonathan, Argyle e Will — que descobrimos ter sentimentos por Mike —, que escapam juntos das forças militares, não sem antes testemunhar a morte do Dr. Brenner.

Tudo isso acontece enquanto Joyce, motivada por um pacote misterioso que recebeu, decide ir para a Rússia. Lá, ela descobre que Hopper continua vivo e está em um campo de prisioneiros desde o final da Temporada 3. Com ajuda de Murray, ela consegue libertar o xerife e destruir a prisão na qual estavam sendo realizados experimentos com as criaturas conhecidas como demogorgons — o que ajudou a enfraquecer Vecna.

A situação em Hawkins se complica

Após esses momentos de aparente triunfo, Stranger Things mostra Hawkins em um momento caótico, no qual se abrem vários portais para o Mundo Invertido. Em certo momento, Steve, Nancy, Robin e Eddie ficam presos — e Nancy quase acaba se tornando uma nova vítima de Vecna.

Eddie é apontado como um dos culpados pelas mortes em Hawkins. Imagem: Divulgação/Netflix

Eles escapam com ajuda de Dustin, mas não sem um grande sacrifício. Para viabilizar o plano, Eddie decide atrair a atenção de criaturas com um solo de guitarra. Com isso, seus amigos escapam a salvo, mas ele sacrifica a própria vida, dando seus últimos suspiros nos braços de seu jovem amigo.

De volta à cidade, Eleven se conecta à mente de Max, que está bastante assustada após seu último encontro com Vecna — que volta para terminar o que começou. Usando como ponto de entrada um portal na casa dos Creel, os protagonistas bolam um plano para finalmente deter o vilão, do qual também participam Steve, Nancy, Robin e Max.

No entanto, suas ações são complicadas pela presença de Jason Carver, o namorado de Chrissie. Enraivecido pelo luto que sente, ele passou a acreditar que Eddie era parte de um culto satânico que sacrificou a vida da líder de torcida — do qual ele também acredita que as demais crianças fazem parte.

Como termina a Temporada 4 de Stranger Things?

Enquanto Lucas e sua irmã mais nova, Erica, tentam parar Jason e seus amigos de estragar a luta contra Vecna, Eleven consegue encontrar Max e o vilão dentro do Mundo Invertido. No entanto, o adversário se mostra mais forte e consegue prender a ambas dentro de sua mente — onde aparentemente termina de matar Max.

Stranger Things termina com uma grande reunião de personagens. Imagem: Divulgação/Netflix

Com isso, a barreira entre Hawkins e o Mundo Invertido finalmente se destrói, permitindo que diversas criaturas invadam a cidade. Nesse processo, Jason e diversos de seus apoiadores morrem, incentivando uma grande evacuação do local entre aqueles que escaparam ilesos.

Lucas descobre que Max aparentemente ainda está viva, mas com sua mente destroçada e em um estado de coma — sua morte só não ocorreu por interferência de Eleven, que não consegue mais encontrar a consciência de sua amiga. Ao final da temporada, as ações de Joyce e Hopper na Rússia conseguiram enfraquecer Vecna, que também não saiu incólume de seu embate com Eleven.

Max acaba a Temporada 4 de Stranger Things em coma. Imagem: Divulgação/Netflix

No último episódio, Hawkins começa a ser isolada do mundo exterior, e os noticiários afirmam que o local foi destruído por um terremoto (e ainda apontam Eddie como o líder de um culto maligno). Enquanto todo o grupo — incluindo Joyce e Hopper — consegue se reunir no local, a situação de Max continua sendo grave, e Lucas se responsabiliza por tudo o que aconteceu com ela (mesmo isso não sendo verdade).

A parte 4 de Stranger Things se encerra com seus protagonistas se acostumando com a realidade de que nada vai ser como antes. E tudo pode piorar, porque eles sabem que Vecna não vai demorar a retornar — e Will sabe que tanto o vilão quanto o Devorador de Mentes que o atormentou no passado preparam um ataque que, dessa vez, pode ser realmente mortal.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

Related posts

TecFriday ao vivo: cobertura completa da semana da Black Friday

Play Store tem 3 apps e vários ícones grátis por tempo limitado; baixe agora

Novo Smart Speaker com Alexa está pelo menor preço na Black Friday da Amazon; confira