Renault e Stellantis interrompem suas produções por falta de chips

Nesta sexta-feira (16), os fabricantes de automóveis Stellantis e Renault irão interromper parcialmente as suas fábricas espanholas nas próximas semanas. O anúncio foi dado por representantes do sindicato, e o motivo é a falta de microchips.

Leia mais:

Renault confirma lançamento do Mégane elétrico no BrasilEm comemoração aos 50 anos do Renault 5, marca lança modelo Diamant com volante de mármoreClássico Renault 4 volta ao mercado como carro elétrico acessível

A falta global de chips, causada pela pandemia, a crescente procura e a queda da produção tem devastado o setor automotivo, com muitas empresas interrompendo temporariamente suas produções.

De acordo com um representante do sindicato CCOO, duas fábricas da Renault na região espanhola de Castela e Leão serão paralisadas temporariamente. Uma delas irá fechar totalmente no sábado (17) e a outra cancelará turnos ao decorrer dos dias das próximas semanas.

T. Schneider / Shutterstock.com

Ao mesmo tempo a Stellantis foi cancelando turnos noturnos de sábado e domingo em sua fábrica de Vigo, no noroeste da Espanha.

Além disso, nos últimos meses, ambas as empresas interromperam a produção várias vezes em outros períodos.

“Eles pararam a produção por 15 dias em fevereiro. A escassez de insumos pode significar mais interrupções a qualquer momento”, relatou um representante do sindicato Stellantis à Reuters.

“Renault hoje é apenas uma sombra do que já foi”, diz ex-CEO

Sobretudo, o ex-CEO da Renault, Carlos Ghosn, disse em entrevista ao jornal francês Le Parisien que a montadora tornou-se uma “sombra do que já foi” no passado. Na longa conversa com a publicação, o executivo disse estar triste com a decadência do grupo, que vive grave crise desde 2019, embora tenha se isentado de qualquer responsabilidade parcial na queda — Ghosn era o mandatário da companhia no início do processo.

“Conduzi o crescimento da montadora durante 13 anos, obtive resultados excepcionais e agora alguns têm a indecência de dizer que os maus resultados de 2019, 2020 e 2021, são por causa de mim?”, questionou o ex-CEO da Renault, que tratou de atacar em seguida o atual chefão da marca, Luca de Meo. “Uma gestão que atribui todas as dificuldades a uma ‘corrida por volumes’. Eles poderiam ter encontrado ataques mais finos. Francamente, acho indecente.”

Leia mais em Olhar Digital

Via: Reuters

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Renault e Stellantis interrompem suas produções por falta de chips apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Médicos operam coração de feto dentro da barriga da mãe em hospital no RS

Black Friday continua: câmera de segurança Wi-Fi 2K segue em oferta

5 jogos grátis para curtir o fim de semana no PC, consoles e mobile (29)