Home Variedade Renault e VW podem se unir para fabricar minicarro elétrico de baixo custo

Renault e VW podem se unir para fabricar minicarro elétrico de baixo custo

by
5 minutes read

A Renault confirmou nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, que está em negociações com a Volkswagen para construir um minicarro elétrico de baixo custo para o mercado europeu.

O CEO da montadora francesa, Luca de Meo, disse no Salão do Automóvel de Genebra que a empresa está em “boas discussões” com a VW, de acordo com um relatório da Automotive News Europe. Ele também sugeriu que outros parceiros estavam na disputa pela parceria do minicarro, mas não mencionou nomes.

Estou aberto a qualquer pessoa que queira participar. Tenho capacidade de produção. Tenho a plataforma. Sei como fazer.

Luca de Meo, CEO da Renault

Leia mais:

Quais são as melhores cidades brasileiras para se ter um carro elétrico?O que acontece com carro elétrico em climas extremos?Quanto tempo demora para carregar um carro elétrico?

Na semana passada, surgiu a notícia de que Volkswagen, Renault e Stellantis estavam considerando se unir para fabricar veículos elétricos mais baratos. A urgência está aumentando à medida que as montadoras europeias estão sendo deixadas para trás pela BYD e Tesla, esta última vendendo mais veículos elétricos (EVs) na Europa do que qualquer outra marca.

De Meo acrescentou que produzir minicarros com lucro é um grande desafio, por isso tão poucas montadoras o estão fazendo. Mas há tempo para reverter isso, e estamos vendo muitas opções novas e interessantes surgindo, incluindo o novo microcarro Microlino Lite.

Microlino Lite. (Imagem: Divulgação/Micro)

Por parte da Renault, o objetivo é reduzir os custos no novo Twingo em 40% em comparação com outros EVs, cortando peças, reduzindo os tempos de fabricação, usando baterias mais baratas e acelerando o lançamento no mercado. A empresa disse que poderia aplicar essas mesmas medidas aos seus outros EVs, incluindo o recém-lançado Renault 5 e o próximo SUV pequeno Renault 4.

“Tudo o que faremos no Twingo será revertido para o 5 e o 4, então o preço deles vai diminuir”, disse de Meo.

Momento desafiador

Até agora, 2024 tem apresentado uma série de obstáculos que impactam as vendas de elétricos, e as montadoras estão lutando para se adaptar.Entre os problemas, alguns governos reduziram ou eliminaram incentivos para carros elétricos, empresas de aluguel estão reduzindo a frota de EVs, e há uma crescente oposição aos elétricos em um ano eleitoral tenso nos EUA e na Europa.Até mesmo a Tesla está sentindo os efeitos, com uma baixa de 20% na participação de mercado este ano, eliminando cerca de US$ 150 bilhões de sua capitalização de mercado, mais que o dobro do valor da VW, segundo a Bloomberg.

Corrida pelo mercado de carros elétricos

Para permanecer no jogo, a Renault está entre as montadoras europeias correndo para produzir elétricos que tenham um preço semelhante aos veículos a combustão interna — para evitar perder para os concorrentes chineses que têm a Europa como alvo com elétricos de baixo custo.

A Renault está mirando 2026 para o lançamento do Twingo totalmente elétrico, com um preço-alvo abaixo de € 20.000 (cerca de R$ 107 mil). O novo Twingo elétrico será baseado em uma versão encurtada da arquitetura AmpR Small encontrada no novo Renault 5, que foi lançado no Salão de Genebra. O Twingo também usará uma bateria LFP para reduzir os custos.

(Imagem: S.Candide / Shutterstock.com)

Se o acordo acontecer ou não com a VW ou outra montadora, a Renault “continuará com o projeto com ou sem parceiro”, disse o relatório. “Não tenho tempo a perder, então não vou adiá-lo”, disse de Meo.

Enquanto a Stellantis acabou de lançar um carro elétrico abaixo de € 25.000, o Citroen e-C3, com uma versão de curto alcance por menos de € 20.000, a VW está ficando para trás na corrida para construir um veículo elétrico a bateria mais barato. Uma parceria com a Renault poderia ser uma opção viável para colocar uma nova versão do e-Up minicar elétrico e os modelos Skoda Citigo e Seat Mii em funcionamento, disse o relatório.

Certamente não é a primeira vez que montadoras europeias colaboram em minicarros — a Toyota se uniu à Peugeot e Citroen no Aygo/Peugeot 108/Citroen C1, assim como a Ford se associou à Fiat para produzir a segunda geração do Ka na plataforma do Fiat 500.

O post Renault e VW podem se unir para fabricar minicarro elétrico de baixo custo apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment