Home Variedade Revelada primeira imagem de dois buracos negros orbitando um ao outro

Revelada primeira imagem de dois buracos negros orbitando um ao outro

by Fesouza
3 minutes read

Pela primeira vez, astrônomos captaram a imagem de dois buracos negros orbitando um ao outro. Na foto, está o quasar OJ287, um buraco negro supermassivo a cerca de 3,5 bilhões de anos da Terra, ao lado de seu vizinho, um buraco negro menor. O feito faz parte de um estudo publicado na revista científica The Astrophysical Journal nesta quinta-feira (9).

A imagem revela os jatos de partículas emitidos por esses astros quando se alimentam da matéria ao seu redor. Foi a partir da detecção desses fluxos luminosos que a equipe pôde encontrar esse sistema peculiar, segundo explicou Mauri Valtonen, líder do estudo e pesquisador na Universidade de Turku, em um comunicado.

Devido ao seu intenso brilho, o OJ287 vem sendo observado por astrônomos há mais de 136 anos. Pesquisas anteriores já haviam identificado uma variação periódica em seu brilho a cada 12 anos, resultado da órbita do segundo buraco negro ao seu redor.

“O quasar OJ287 é tão brilhante que pode ser detectado até mesmo por astrônomos amadores com telescópios particulares” comentou Valtonen.

Revelada primeira imagem de dois buracos negros orbitando um ao outro
Ilustração dos pesquisadores de como é a orbita da dupla de buracos negros. (Imagem: Mauri Valtonen/Universidade de Turku)

Leia mais:

Buraco negro menor tem jato retorcido

Os pesquisadores estimaram o buraco negro maior, no centro da galáxia, em 18 bilhões de massas solares. Seu companheiro menor tem cerca de 150 milhões de vezes a massa do Sol.

A equipe também identificou um novo tipo de jato emanando do objeto menor: um fluxo torcido. Isso ocorre porque esse astro se move rapidamente ao redor de seu vizinho supermassivo e seu jato é desviado a depender de seu movimento.

Os astrônomos compararam esse comportamento a “uma cauda abanando”. Ela poderá ser vista se torcendo em diferentes direções nos próximos anos, conforme o corpo menor mudar de velocidade e direção.

Para fotografar esses objetos colossais, a equipe utilizou o radiotelescópio do satélite RadioAstron, lançado em 2011 pelo Astro Space Center do Instituto Físico Lebedev em Moscou, Rússia. A antena de rádio do satélite foi posicionada até a metade da Lua, o que permitiu obter a imagem com resolução inédita de astros tão distantes, segundo os pesquisadores

O post Revelada primeira imagem de dois buracos negros orbitando um ao outro apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment