Home Variedade Review: Final Fantasy Tactics The Ivalice Chronicles traz um clássico de volta à vida

Review: Final Fantasy Tactics The Ivalice Chronicles traz um clássico de volta à vida

by Fesouza
8 minutes read

Final Fantasy Tactics é um daqueles jogos que marcou uma geração e nunca mais saiu do coração de quem teve a oportunidade de experimentá-lo. Lançado em 1997 no Japão e em 1998 no Ocidente, até hoje ele é lembrado como um dos melhores jogos já criados. Ao longo do tempo, vimos algumas versões, ports e spin-offs relacionados ao game, mas os fãs sempre tiveram a esperança de ver um remake ou pelo menos uma edição mais moderna que pudesse ser jogada em plataformas mais recentes. 

A realização disso aconteceu com o anúncio de Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles, uma remasterização do título original do PS1. Apesar de não ser exatamente o que muitos queriam, essa versão nos dá a chance de jogar o título com diversas melhorias de qualidade de vida, dublagem de todos os personagens e a chance de escolher entre um visual aprimorado ou o clássico de 1997. Tudo isso em consoles da atual geração e no PC, é claro. Você confere a nossa análise completa do remaster logo a seguir!

Para quem nunca jogou

ff tactics personagens.jpeg

Por se tratar de uma remasterização de um clássico, essa análise não vai cobrir Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles da mesma maneira que um jogo inédito. O foco será muito mais no que ele tem a oferecer de novo, no que ficou faltando, como se compara ao original e é uma versão que realmente vale a pena jogar. As mecânicas, o gameplay, a trama, personagens e outros elementos continuam os mesmos do que já conhecemos dos anos 1990, então não há tanto o que comentar.

Caso você nunca tenha jogado Final Fantasy Tactics, vale saber que esse se trata de um RPG tático, no qual você comanda suas unidades em diversas batalhas. Há diferentes classes, habilidades, feitiços e estratégias que você pode utilizar nos combates, sendo que eles se tornam mais desafiadores conforme vamos progredindo na história. Falando nisso, a trama segue Ramza Beoulve, um mercenário que abandonou seu título da nobreza após presenciar uma tragédia e agora se vê envolvido em uma guerra civil.

Esse é o máximo que dá para dizer sem estragar a narrativa com spoilers, mas já digo que esse é o tipo de jogo que sempre valerá a pena experimentar. Ele possui uma certa curva de aprendizado nas primeiras horas e pode ser mais difícil para os novatos, mas é um daqueles clássicos que envelheceu muito bem e que todos os fãs de RPGs táticos deveriam jogar algum dia.

As duas caras de Ivalice Chronicles

Assim que você inicia Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles, se depara com a opção de jogar uma versão aprimorada ou uma clássica. Nenhuma das duas é exatamente igual ao jogo que vimos originalmente no PS1, já que elas apresentam mudanças e melhorias de qualquer forma. Para você não ter dúvidas do que elas oferecem, detalharemos cada versão a seguir.

Versão clássica

A versão clássica tem a intenção de ser uma representação mais fiel ao jogo original lançado em 1997. Ela usa a tradução do port de PSP, lançado em 2007 sob o nome de Final Fantasy Tactics: The War of the Lions, então há alguns nomes, termos, magias, habilidades e outros elementos que serão diferentes do que você encontrava no original. 

Além disso, essa edição possui a funcionalidade de autosave, uma excelente melhoria mesmo para quem quiser aproveitar a experiência antiga. O visual, algumas cenas e certas seções de textos serão iguais à versão de 1997, como esperado.

Versão aprimorada

A versão aprimorada usa o jogo original como base, mas possui dublagem de todos os personagens e, por isso, faz alterações e adições ao diálogo para que tudo se encaixe melhor na atuação. Também há retratos animados dos personagens, o que possibilita uma forma mais imersiva de aproveitar a história.

Como esperado, o visual do game e sua interface foram atualizados para oferecer uma experiência mais moderna e com resolução alta. Os controles foram melhorados e as mecânicas e dificuldade do jogo foram melhor balanceadas no geral, algo que deve agradar novatos e jogadores veteranos. Há salvamento automático, possibilidade de acelerar o tempo durante batalhas e é possível ter mais unidades recrutadas em seu grupo. 

Embora as missões e personagens extras da edição War of the Lions não tenham sido adicionadas ao game, as cenas adicionais dessa versão podem ser vistas no menu do game. Também é possível escolher entre três níveis de dificuldade: casual, padrão e tática. Há diversas outras pequenas alterações, mas as que mencionamos são as mais importantes de se saber.

Faltou pouco para uma edição definitiva

ff tactics ivalice.jpeg

Você já deve ter notado que o foco da Square Enix ficou centrado na versão original de Final Fantasy Tactics para essa remasterização. Isso quer dizer que não há nada do conteúdo inédito da versão The War of the Lions (do PSP) por aqui, apenas sua tradução. Caso você queira jogar essa edição, a única maneira de fazer isso em plataformas modernas é através do port que saiu para dispositivos Android e iOS há alguns anos e que ainda está há venda nas lojas do Google e Apple.

Ainda vale dizer que o visual da versão aprimorada segue aquele estilo meio lavado, em que os pixels não são tão aparentes, como se alguém tivesse desenhado por cima deles ou os borrado para ter algo de resolução mais alta. Já vimos esse mesmo estilo em outras versões mais novas de jogos da franquia Final Fantasy e sabemos que as reações são mistas no geral. Eu diria que o visual funcionou com Final Fantasy Tactics por causa do estilo e a direção de arte que o game sempre teve.

Para alguns, imagino que seria mais interessante ter uma remasterização no estilo 2D-HD que vimos em tantos jogos da Square Enix nos últimos anos, incluindo títulos inédito e relançamentos de games antigos. Vale lembrar que a empresa teve que fazer Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles do zero, então essa era a oportunidade perfeita para recriá-lo no visual que achassem mais condizente com o game. A intenção, segundo os desenvolvedores, foi manter o máximo de fidelidade do estilo original, algo com o qual muitos fãs parecessem concordar em fóruns e redes sociais. 

Algo que ficou faltando foi uma localização em português, pelo menos do texto, já que imagino que isso não ocorreria com a dublagem. O jogo destaca bastante a narrativa e relação entre os principais personagens, além de possuir muitos menus detalhando classes e habilidades, então é importante ter um bom entendimento do que está sendo dito ou explicado. É possível jogá-lo sem entender inglês, como muitos já fizeram desde 1997, mas o mínimo que esperamos em 2025 é uma localização em um jogo antigo que custa R$ 250 e que não traz tantas mudanças assim.

Vale a pena?

Tendo tudo isso em mente, será que vale a pena comprar Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles? Para os fãs que querem a experiência de jogar o título em plataformas mais modernas e aproveitar as melhorias de qualidade de vida e adições interessante, com certeza. É claro que a falta do conteúdo de War of the Lions e o preço elevado não faz com que essa seja a versão que alguns fãs esperavam.

Eu acredito que as novidades da versão aprimorada são muito boas e que essa é a melhor forma de novatos experimentarem o game pela primeira vez ou para os fãs mais velhos voltarem a aproveitar o game. Vale dizer que ainda é possível comprar a versão War of the Lions no PS Vita e em celulares Android ou iOS. Infelizmente, mesmo por lá o preço é bem salgado, então esperar por uma promoção de The Ivalice Chronicles ainda pode ser a melhor solução para jogar Tactics hoje em dia.

Para mim, que joguei apenas a versão do PSP no passado, a nova edição valeu muito a pena e ofereceu uma experiência refrescante de diversas maneiras. No geral, concordo com os desenvolvedores responsáveis pela remasterização, que disseram em entrevista à Destructoid que viam o jogo original como algo completo e que não precisava seguir em outra direção com um remake. A verdade é que as poucas mudanças feitas em Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles realçaram uma fórmula que já era quase perfeita em 1997, faltando pouco para que essa se tornasse de fato a sua versão definitiva.

Nota do Voxel: 85

Pontos positivos:

  • Excelente dublagem em todos os personagens
  • Ótimas mudanças de qualidade de vida
  • O jogo está melhor balanceado na versão aprimorada
  • É possível escolher entre uma versão clássica e uma mais moderna
  • Há diferentes níveis de dificuldade na versão aprimorada

Pontos negativos:

  • Falta de localização em português
  • Preço elevado para uma remasterização
  • Falta o conteúdo de War of the Lions

Uma cópia de Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles para o Nintendo Switch 2 foi cedida pela Square Enix para a realização desta análise. O jogo também chega no PC, PS4, Xbox Series S e X, bem como Switch 1, em 30 de setembro.

You may also like

Leave a Comment