Home Variedade Review: Razer Huntsman V3 Pro vale a pena? Teclado com acionamento variável

Review: Razer Huntsman V3 Pro vale a pena? Teclado com acionamento variável

by Fesouza
8 minutes read

A cada ano eu gosto de trocar meus periféricos, e não por uma questão de ostentação ou luxo, mas por querer testar diferentes tipos de produtos. Desde 2023 eu uso um Razer Blackwidow V4, e por alguns meses usei um Logitech G715 excelente, mas chegou o momento de escrever que o Razer Huntsman V3 Pro é o melhor teclado que eu já usei.

Nos últimos dois meses, o Razer Huntsman V3 Pro foi meu teclado primário, alternando com um modelo 60% da AOC Agon para o meu segundo PC. A linha Huntsman sempre foi a prova de que a Razer é uma das melhores fabricantes de periféricos para jogadores competitivos, e com esse modelo eu meio que tive certeza disso.

Sem querer parecer puxa-saco, mas esse é um teclado de elite, extremamente bem feito, que custa muito caro, mas é um absurdo para jogadores entusiastas, e pessoas como eu, que trabalham e jogam no fim do dia.

Design e construção

Assim como outros modelos topo de linha da fabricante, o Razer Huntsman V3 Pro é essencialmente preto, embora haja uma versão branca alternativa. É um teclado que se não fosse a iluminação RGB, realmente seria difícil de digital, mas felizmente temos as luzes piscantes para ajudar.

O modelo testado opera no formato full-size, com tudo o que tem direito, incluindo a parte numérica. Há também um modelo tenkeyless, que honestamente talvez eu preferisse até mais, e uma versão 60% bem fofa para quem gosta de keyboards realmente compactos — esse eu certamente não iria gostar.

review-razer-huntsman-v3-pro
Razer Huntsman V3 Pro é grandinho, mas nada anormal (Imagem: Felipe Vidal/Voxel)

Do jeito que o manual pede, o Huntsman de terceira geração tem um design bem simples. Sua estrutura principal conta com um frame de alumínio escovado muito bonito, mas suave, e há ainda um descanso de pulso magnético e removível que particularmente não gostei, mas comentarei em outro tópico.

As teclas são altas, mas nada anormal para um modelo dessa categoria, e possuem um ótimo espaçamento. Inclusive, essas keycaps possuem impressão em doubleshot e construção em plástico PBT, e isso faz com que elas tenham maior durabilidade e não percam a textura com o passar do tempo.

Por baixo dessas teclas ficam os excelentes switches ópticos analógicos de 2ª geração, que merecem atenção nos parágrafos a seguir. Antes, é válido comentar sobre a boa iluminação RGB desse modelo, que trabalha com um tom de cor bem forte e tem a já clássica configuração por meio do software Razer Synapse.

review-razer-huntsman-v3-pro
Teclado entusiasta da Razer possui uma boa iluminação, como já é padrão da marca  (Imagem: Felipe Vidal/Voxel)

Embora seja um teclado full-size, o Razer Huntsman V3 Pro não é o maior modelo que eu já usei. Por exemplo, o próprio Razer Blackwidow V4 consegue ser ainda maior, visto que conta com as saliências das teclas macro laterais. Apesar disso, jogadores competitivos podem optar pela versão TKL, que concede mais espaço para movimentar o mouse.

Recursos e conectividade

O Razer Huntsman V3 Pro é um teclado com fio e para ser sincero, isso não me incomoda. Eu genuinamente prefiro modelos wireless, mas a qualidade dos cabos e conexão da Razer deixam as coisas em um patamar alto. A empresa envia um cabo USB Tipo-C para USB Tipo-A de nylon bem reforçado de 1,5 metros que funciona muito bem para o uso, embora eu gostaria que ele fosse maior.

A conexão USB do teclado é bem firme, então não deixa o cabo se soltar. Esse modelo tem sim suas teclas macro, mas que estão embutidas nos botões de função, e não chega a ser um problema, mas o que me incomoda são as três teclas multimídia que vem com uma configuração totalmente estranha.

O primeiro botão, da esquerda para a direita, abre o Xbox Game Bar, enquanto o segundo acessa o atalho de percorrer apps do Windows. Já o último é realmente um botão multimídia e permite pausar, avançar ou retroceder algum dispositivo. A barra de rolagem aumenta ou diminui o volume, mas também pode mudar o som do sistema.

review-razer-huntsman-v3-pro
Botões de atalho não fazem tanto sentido, mas podem ser personalizados de acordo com a vontade do usuário (Imagem: Felipe Vidal/Voxel)

Experiência de uso e switches

Desde que comecei a utilizar o Razer Huntsman V3 Pro, e que é o chamariz neste periférico, são os switches Razer ópticos analógicos de 2ª geração. Essa tecnologia é a mais avançada da fabricante e oferece uma ativação ultrarrápida com acionamento ajustável entre 0,1 a 4,0 mm.

Isso significa que o usuário pode literalmente ajustar a sensibilidade individual das teclas do teclado. Quanto mais próxima de 0,1 mm, mais sensível a tecla estará, e quanto mais perto de 4,0 mm, mais durinha ela fica de apertar.

review-razer-huntsman-v3-pro
Novos switches óptico analógicos da Razer são um verdadeiro primor  (Imagem: Felipe Vidal/Voxel)

Essa forte sensibilidade, embora tentadora, mais atrapalha do que ajuda em certas ocasiões. Isso é o tipo de função que vai ser excelente para jogadores extremamente competitivos, afinal de contas uma velocidade de atuação tão pequena dessas teclas gera alguns milissegundos primorosos para os pro-players.

Na prática, acredito que essa ativação rápida funciona bem, mas é algo realmente somente para os entusiastas. Minha experiência preferida ficou com acionamento entre 2 e 2,5 mm, ideal para digitação ao longo do dia e boas sessões de jogatina, e eu certamente consegui observar melhorias nos meus jogos.

Há também uma funcionalidade chamada de Snap Tap, que impede que as teclas selecionadas sejam registradas simultaneamente. Modos clássicos, como as funções de jogo, estão disponíveis no software Razer Synapse, que continua um tanto quanto burocrático para o uso, mas bem melhor do que a concorrência — com exceção da Logitech, talvez.

review-razer-huntsman-v3-pro
Razer Huntsman V3 Pro ainda tem uma pequena telinha que mostra indicadores do acionamento variável e outros recursos, como caps lcok e perfis de uso  (Imagem: Felipe Vidal/Voxel)

Usar o Razer Huntsman V3 Pro é excelente porque a sensação tátil de digitar neste teclado é ótima. Eu posso escolher entre teclas mais durinhas para digitar, ou uma ativação extremamente veloz se o meu foco é competitivo. Isso é basicamente o melhor de dois mundos em um único teclado.

E sim, é confortável usar o Huntsman V3 Pro, apesar do descanso de pulso. Esse modelo imita um couro, mas é rígido, e o apoio que vem com o Blackwidow V4 é infinitamente melhor, já que possui material acolchoado.

Vale a pena comprar o Razer Huntsman V3 Pro?

O Razer Huntsman V3 Pro é um dos melhores teclados gamer para jogadores profissionais que você pode encontrar no mercado. A construção é sólida, as teclas são duráveis, os switches são os melhores que já testei, há boa iluminação, customização e a possibilidade de alterar o acionamento no toque das teclas.

review-razer-huntsman-v3-pro
Se o descanso de pulso do Razer Huntsman V3 Pro fosse mais confortável, esse seria o teclado perfeito para os gamers  (Imagem: Felipe Vidal/Voxel)

Vale a pena comprar o Razer Huntsman V3 Pro se você quer ter um periférico de altíssimo nível, seja para jogar de maneira competitiva, ou lidar com trabalho e jogos. Porém, se você é um jogador mais casual, há modelos bem mais baratos do que isso e que ainda vão te satisfazer bem.

A grande questão desse teclado é o preço bem alto, que varia entre R$ 1.500 a mais de R$ 2.000. Sim, é um valor absurdamente alto, mas também estamos falando de um produto absurdamente bom e nichado para profissionais. É caro, mas é bom, e há poucos itens como esse.

Pontos positivos

  • Acionamento entre 0,1 e 4 mm
  • Construção em alumínio
  • Teclas duráveis em PBT
  • Ampla customização
  • Bom para jogar e trabalhar

Pontos negativos

  • Descanso de pulso desconfortável
  • Botões multimídia estranhos
  • Preço alto

E aí, o que achou do novo teclado da Razer? Comente nas redes sociais do Voxel e TecMundo!

You may also like

Leave a Comment