O risco de desenvolver câncer ao longo da vida é determinado antes mesmo do nascimento, aponta um novo estudo publicado na Nature Cancer. A pesquisa, liderada por uma equipe do Instituto Van Andel, nos Estados Unidos, sugere que as chances de ter a doença podem variar já durante a formação do feto no útero.
Entenda:
- O risco de câncer é determinado antes mesmo do nascimento, apontam cientistas;
- De acordo com a fase de desenvolvimento fetal, a ativação de certos genes pode aumentar ou reduzir as chances de ter a doença;
- Testes com camundongos mostram que no início da gestação, por exemplo, há um risco maior de que, com o passar dos anos, um indivíduo desenvolva tumores líquidos, como leucemia ou linfoma.
Durante testes com fetos de camundongos, os pesquisadores notaram que os roedores com níveis reduzidos da proteína TRIM28, que atua como controlador epigenético — ou seja, regula os genes sem alterar a sequência do DNA — podem ter dois tipos de padrões epigenéticos que, de acordo com o nível de desenvolvimento fetal, aumenta ou diminui o risco de câncer.
Leia mais:
- Startup cria reator nuclear que pode revolucionar detecção de câncer
- Vacina inédita mantém pacientes livres do câncer renal por mais de três anos
- Câncer de cabeça e pescoço tem maioria de casos avançados no Brasil, alerta estudo
Risco de câncer varia com as fases da gestação e é determinado antes do nascimento
No estudo, a equipe explica que, mesmo em camundongos geneticamente idênticos, a ativação dos genes influenciou o risco de câncer em níveis variados, com o surgimento de diferentes tipos de tumores dependendo da fase de desenvolvimento dos fetos de roedores — no início da gestação, por exemplo, há um risco maior de tumores líquidos, como leucemia ou linfoma.
“Nossas descobertas mostram que as raízes do câncer podem começar durante o período sensível do desenvolvimento, oferecendo uma nova perspectiva para estudar a doença e possíveis novas opções de diagnóstico e tratamento”, disse Ilaria Panzeri, bióloga molecular do Instituto Van Andel, em comunicado.
Ainda não está claro como ocorre o desenvolvimento desses dois padrões epigenéticos, mas a equipe busca resolver essa incógnita com novos testes e pesquisas.
O post Risco de câncer é determinado antes do nascimento, revela estudo apareceu primeiro em Olhar Digital.