Ritmo da perda de gelo na Antártida é o mais rápido dos últimos 5.500 anos

Um novo estudo, conduzido pela Universidade do Maine em parceria com a British Antarctic Survey, afirma que a perda de gelo na Antártida atingiu sua velocidade mais alta nos últimos 5,5 mil anos. Pela pesquisa, se esse ritmo continuar, o continente congelado poderá contribuir com cerca de 3,5 metros (m) do aumento do nível global dos mares.

A Antártida é constituída, basicamente, de duas imensas geleiras: Camada de Gelo da Antártida do Oeste e do Leste – ou, respectivamente, “WAIS” e “EAIS”. Por causa do avanço do aquecimento global, o lado oeste tem apresentado um ritmo de derretimento de gelo continental mais rápido que o normal – particularmente as geleiras de Thwaites e Ilha Pine, que estão mais vulneráveis.

Leia também

Pequenos animais levam à descoberta de “ecossistema secreto” na AntártidaVulcão adormecido na Antártida acorda e causa mais de 85 mil terremotosCamada de gelo antártico quase do tamanho de São Paulo cai no mar

A perda de gelo da Antártida atingiu níveis críticos, em uma velocidade nunca antes vista há mais de 5 mil anos (Imagem: BBandSIRI/Shutterstock)

O estudo mediu o nível do mar nessas duas regiões bastante expostas às mudanças climáticas, e concluiu que a água já vem subindo consideravelmente. A situação é considerada preocupante, considerando que Thwaites e Ilha Pine têm geleiras com, respectivamente, 192 mil quilômetros quadrados (km²) e 162,3 mil km².

“Essas taxas elevadas de derretimento do gelo podem ser um sinal de que essas artérias vitais da WAIS foram rompidas, o que leva ao fluxo acelerado de água para o oceano, algo potencialmente desastroso para o futuro do nível do mar em um mundo cada vez mais quente. A pergunta é: será que já é tarde demais para estancar essa hemorragia?” – indagou o co-autor do estudo, Dr. Dylan Rood, do Colégio Imperial de Londres, no Reino Unido.

O estudo completo está disponível no Nature Geoscience.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Ritmo da perda de gelo na Antártida é o mais rápido dos últimos 5.500 anos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Enciclopédia acusa IA de copiar conteúdos ilegalmente

Concorrente do Kindle? Xiaomi lança leitor do tamanho de um celular

Punhado de terra escondia antibióticos contra superbactérias, revela estudo