Rivais encostam no ChatGPT: relatório mostra avanço de Gemini, Grok e Meta AI

O ChatGPT segue como líder absoluto entre consumidores de inteligência artificial (IA). Mas rivais como Gemini (Google), Grok (xAI) e Meta AI começam a reduzir a distância, aponta relatório da Andreessen Horowitz publicado nesta semana.

O estudo reúne dois anos e meio de dados e mostra mudanças no consumo global de inteligência artificial. No geral, os números indicam Google e startups chinesas ganhando espaço nesse mercado.

ChatGPT segue líder, mas sob pressão

Segundo o levantamento, o Gemini já é o segundo app mais popular em dispositivos móveis, com quase metade da base ativa do ChatGPT. 

Gemini é o segundo aplicativo de IA mais popular entre dispositivos móveis e tem quase metade da base ativa do ChatGPT (Imagem: Tada Images/Shutterstock)

O desempenho é especialmente forte em aparelhos Android, que concentram quase 90% dos acessos. Na web, também ocupa o segundo lugar, com cerca de 12% do tráfego do ChatGPT.

Além do Gemini, outros serviços do Google estrearam na lista: AI Studio (10º lugar), NotebookLM (13º) e Google Labs(39º). Foi a primeira vez que a empresa ganhou quatro posições no ranking.

Grok dispara, Meta patina

Outro destaque foi o Grok, da xAI de Elon Musk, que subiu rapidamente nas listas: quarto lugar na web e 23º nos celulares.

Avanço do Grok no ranking impressiona porque a IA ganhou aplicativo próprio há pouco tempo em comparação aos seus rivais (Imagem: miss.cabul/Shutterstock)

O avanço impressiona porque a ferramenta só ganhou aplicativo próprio no fim de 2024. Atualmente, já são mais de 20 milhões de usuários ativos por mês, com crescimento de quase 40% após o lançamento do Grok 4, em julho de 2025.

Já a Meta AI, da big tech de Mark Zuckerberg, aparece só na 46ª posição na web e ficou fora do top 50 nos apps móveis. O relatório aponta que a performance foi prejudicada pela polêmica envolvendo o feed público de prompts e conversas de usuários.

Leia mais:

Tendências e panorama do relatório

O ranking da Andreessen Horowitz também destacou:

  • Empresas chinesas como Quark (do Alibaba), Doubao (da ByteDance) e Kimi (do Moonshot AI) entre os 20 mais populares na web. No mobile, a ByteDance emplacou o Doubao no 4º lugar;
  • O crescimento de Perplexity e Claude, que mantêm ritmo de adoção estável, enquanto DeepSeek viu queda de mais de 40% na web desde o pico em fevereiro;
  • A entrada de startups como Lovable e Replit, que estrearam na lista principal;
  • Uma renovação no mercado mobile: 14 novos apps entraram no top 50, reflexo da limpeza de clones do ChatGPT nas lojas de aplicativos.
Relatório sobre mercado de IA mostra que ChatGPT ainda domina, mas sob pressão cada vez maior (Imagem: Tada Images/Shutterstock)

O levantamento usou dados de Similarweb (para produtos web) e Sensor Tower (para apps móveis).

Pelo quinto relatório consecutivo, 14 empresas se mantêm entre os produtos de IA mais relevantes, entre elas ChatGPT, Perplexity, Character AI, Midjourney, ElevenLabs e Hugging Face.

A conclusão da Andreessen Horowitz é clara: o ChatGPT ainda domina, mas a disputa está cada vez mais acirrada, com Google, xAI e players chineses crescendo no retrovisor da OpenAI.

O post Rivais encostam no ChatGPT: relatório mostra avanço de Gemini, Grok e Meta AI apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

PS6 portátil terá função que dará dor de cabeça ao Switch 2, diz rumor

“Santo Sudário”: relíquia bíblica já era contestada há cerca de 650 anos

WhatsApp ganha assistente de escrita que revisa suas mensagens