Nesta segunda-feira (17), mais de 40 rivais europeus do serviço de compras do Google pediram aos reguladores antitruste da União Europeia (UE) que usem regras tecnológicas recém-adotadas para garantir que a empresa cumpra uma ordem da UE de 2017, para permitir mais concorrência em sua página de busca.
Leia mais:
Guia Anônima do Chrome é segura? Funcionários do Google dizem que nãoGoogle quer oferecer internet de até 8Gbps de velocidade em 2023Samsung e Google fecham parceria para integrar dispositivos inteligentes
A Comissão Europeia multou o Google em 2,4 bilhões de euros há cinco anos e disse à empresa para parar de favorecer seu serviço de compras.
Posteriormente, o Google informou que trataria seu próprio serviço de compras da mesma forma que os concorrentes, quando fizerem lances em anúncios na caixa de compras que aparecem no topo de uma página de pesquisa.
Porém, em carta ao chefe antitruste da UE, as 43 empresas, que incluem a britânica Kelkoo, o LeGuide, PriceRunner e o idealo, disseram que a proposta era legalmente insuficiente e não as tinha levado a se beneficiar dos leilões de anúncios.
“A Comissão precisa reabrir espaço nas páginas gerais de resultados de pesquisa para os fornecedores mais relevantes, removendo as unidades de compras do Google que não permitem concorrência, que levam a preços mais altos e menos opções para os consumidores e uma transferência injusta de margens de lucro dos comerciantes e CSS concorrentes contra o Google”, disseram as empresas na carta.
Eles ainda afirmaram que o mecanismo do Google viola o Digital Markets Act (DMA), as novas regras destinadas a controlar o poder das bigs techs, que serão aplicadas em maio do próximo ano.
“A incorporação proeminente de unidades de compras do Google é uma violação prima facie da proibição do DMA de auto preferências”, relataram eles.
“Considerando o novo quadro legal inequívoco, agora é hora de falar. O caso mais importante no centro das chamadas para o DMA precisa ser encerrado efetivamente”, comentaram as empresas dos países europeus.
Via: Reuters
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Rivais querem que lei seja usada em caso antitruste do Google apareceu primeiro em Olhar Digital.