No último final de semana, veio a público a notícia de que o Governo Federal vai lançar o Tela Brasil, nova plataforma de streaming focada em conteúdo nacional. Pouco após isso acontecer, o Ministério da Cultura (MinC) confirmou a estreia da plataforma, mas esclareceu que ela ainda não está disponível.
Com isso, o órgão contradisse a informação amplamente divulgada de que o serviço já havia sido lançado no Google Play. Segundo o MinC, a plataforma atualmente passa pelas últimas fases de testes e deve ser lançada no primeiro trimestre de 2026. No entanto, uma data específica ainda não foi definida.
Tela Brasil vai se focar em produções nacionais
Segundo o MinC, o Tela Brasil é fruto de seu trabalho com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e tem como objetivo oferecer gratuitamente produtos culturais produzidos no país. Quem acessar a plataforma vai poder conferir curtas, médias e longas-metragens, além de obras serializadas.
- O Ministério afirma que o acesso ao serviço ocorrerá mediante contas do gov.br;
- “A proposta constrói uma trajetória virtuosa de valorização do audiovisual nacional, ao mesmo tempo, em que reafirma a cidadania cultural, mobiliza a expressão simbólica da população e potencializa o mercado audiovisual por meio da formação de público e da geração de demanda”, explica;
- O Tela Brasil vai ser usado em escolas de educação básica para a exibição de filmes nacionais;
- A plataforma também vai ganhar destaque em bibliotecas públicas, centros de difusão cultural, de leitura e de memória, além de Centros Educacionais Unificados (CEUs);
- O serviço vai ter o compromisso de representar várias identidades de gênero, culturais e étno-raciais, promovendo a diversidade regional e a preservação da memória audiovisual.
O MinC explica que um dos motivos pelos quais o Tela Brasil ainda não foi lançado é o fato de que seu catálogo ainda está sendo formado. Além do acervo do próprio Ministério, vão fazer parte dele conteúdos de entidades como a Cinemateca Brasileira, CTAv, Funarte e Fundação Cultural Palmares.
Indicados ao Oscar vão estar no Tela Brasil
O MinC também confirmou que é sua intenção trazer ao Tela Brasil filmes brasileiros indicados ao Oscar — o que deve incluir sucessos recentes como Ainda Estou Aqui e O Agente Secreto. Em sua estreia, a plataforma vai trazer 555 obras, com um investimento estimado em US$ 4,4 milhões.
Além de poder ser acessada por navegadores, a nova plataforma também vai trazer aplicativos dedicados para Android e iOS. Segundo o Ministério, nela vai ser possível obter informações completas sobre os títulos disponíveis, com direito a links para sites de instituições públicas e privadas que colaboram com o projeto.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!