A Proton, empresa conhecida por suas ferramentas pautadas em segurança e privacidade, revelou um novo autenticador de códigos. Chamado de Proton Authenticator, o aplicativo funciona para gerar códigos em sistemas de autenticação de dois fatores, bem similar ao que o Google Authenticator já faz.
O aplicativo é totalmente gratuito e já está disponível para download, compatível com sistemas Android, iOS, Windows, MacOS e Linux. Esse é o primeiro aplicativo com esse naipe da empresa, que utiliza tecnologia de criptografia de ponta a ponta para proteger os dados dos usuários, além de funcionar no formato open-source.
A ferramenta cria códigos de login que duram somente 30 segundos para inúmeras aplicações, e os desenvolvedores dizem ser possível importar esses códigos de outros apps similares. Inclusive, o autenticador da Proton também realiza um backup automático do conteúdo e funciona até mesmo sem conexão com a internet.

Proton é alternativa contra Google e Microsoft
Segundo a empresa, o Proton Authenticator conseguirá “sincronizar códigos entre todos os seus dispositivos”. Aliás, uma funcionalidade interessante é a possibilidade de alternar rapidamente entre a plataforma em um aparelho mobile e computador, enquanto muitos outros apps deste tipo funcionam apenas em smartphones.
- O chefe de segurança da Proton, Eamonn Maguire, explica que a ideia do app é oferecer um controle mais firme sobre os dados do usuário;
- Para a empresa, o software é uma alternativa confiável para quem não quer recorrer aos apps como os autenticadores do Google e Microsoft;
- O anúncio do app vem semanas após a Microsoft anunciar que seu Authenticator seria encerrado a partir de agosto.
Utilizar autenticadores como o da Proton e do Google é uma forma importante de manter seu login em inúmeros sites e apps seguros. A dica é sempre ativar a autenticação de dois fatores para ficar bem protegido e evitar que seus dados sejam vazados.
Para mais informações sobre segurança e aplicativos de proteção, não perca nenhuma notícia do TecMundo.