A plataforma de jogos Roblox informou que não vai comentar o processo da procuradoria-geral da Louisiana, nos Estados Unidos, contra a empresa, mas divulgou um comunicado com “esclarecimentos” sobre o que chamou de “alegações equivocadas”.
Na última quinta-feira (14), a procuradora-geral Liz Murrill divulgou um relatório de 42 páginas sobre o site que, segundo ela, perpetuou um ambiente onde predadores sexuais “prosperam, unem, caçam e vitimizam crianças”.
“A falta de protocolos de segurança do Roblox coloca em risco a segurança das crianças da Louisiana”, disse Murrill em um comunicado à imprensa. “O Roblox está inundado de conteúdo prejudicial e predadores de crianças porque prioriza o crescimento de usuários, a receita e os lucros em detrimento da segurança infantil.”
Lançado em 2006, o Roblox acumula mais de 100 milhões de usuários ativos — 20% deles têm menos de 9 anos, segundo o relatório. 64% da base de usuários tem 13 anos ou mais, de acordo com o blog da empresa.
O que diz o processo?
A procuradora cita uma série de “experiências” sexualmente explícitas (criadas pelos próprios usuários) que ocorreram na plataforma, incluindo “Escape to Epstein Island”, “Diddy Party” e “Public Bathroom Simulator Vibe”.
E lembra a prisão de um homem na Louisiana, no mês passado, por suspeita de posse de material de abuso sexual infantil — ele alterava a voz para atrair e explorar sexualmente menores na plataforma, segundo o relatório.
“Todos os pais devem estar cientes do perigo claro e presente que o Roblox representa para seus filhos, para que possam evitar que o impensável aconteça em suas próprias casas”, disse Murrill. O processo ainda cita práticas comerciais desleais, negligência e enriquecimento injusto, violando leis estaduais de comércio.
Leia Mais:
- IA transforma fotos de crianças em risco: entenda o perigo oculto
- Roblox apresenta riscos perturbadores para crianças, diz pesquisa
- Instagram reforça proteção para crianças e pais criadores de conteúdo infantil; veja o que muda
O que diz o Roblox?
Em um comunicado, o Roblox afirmou que trabalha “continuamente” para bloquear tentativas de burlar bloqueios de segurança com o objetivo de “promover um ambiente seguro e agradável para todos os usuários”.
“Qualquer afirmação de que o Roblox colocaria intencionalmente nossos usuários em risco de exploração é simplesmente falsa. Nenhum sistema é perfeito e pessoas mal-intencionadas se adaptam para evitar a detecção, incluindo tentativas de levar usuários a outras plataformas, onde as práticas de moderação podem ser diferentes.”
Uma nova tecnologia de estimativa de idade ajuda a confirmar a faixa etária de um usuário por meio de um vídeo selfie simples e rápido, desbloqueando os recursos apropriados, diz a empresa. O compartilhamento direto de imagens entre usuários é proibido.
Segundo o Roblox, “filtros rigorosos de bate-papo por texto que bloqueiam linguagem imprópria e tentativas de direcionar usuários menores de 13 anos para fora da plataforma ou solicitar informações pessoais”.
Em agosto, a plataforma informou que estava implementando um sistema de inteligência artificial para detectar sinais precoces de ameaça a crianças. O sistema ajudou a enviar 1.200 denúncias ao Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas no primeiro semestre deste ano.
O post Roblox é dominado por predadores sexuais, diz procuradora nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.