Home Variedade Robô da Mitsubishi mergulha em reator nuclear para testar segurança

Robô da Mitsubishi mergulha em reator nuclear para testar segurança

by Fesouza
6 minutes read

A Mitsubishi apresentou seu novo robô autônomo capaz de navegar no núcleo de um reator nuclear. Chamado de A-UT, o dispositivo é usado para inspecionar a solidez da estrutura em funcionamento — trabalho que um ser humano não pode fazer por se tratar de um ambiente altamente radioativo operando sob altas temperaturas e pressão.

A máquina se assemelha a uma pequena girafa de metal, equipada com um braço robótico de sete eixos que tem um sensor na extremidade. Sua principal função é verificar falhas nas linhas de solda dentro de um vaso de reator no núcleo de uma usina nuclear. O dispositivo tem sido amplamente usado em usinas de energia de reatores de água pressurizada no Japão.

mitsubishi robo
Controlado remotamente usando um computador e um joystick, o A-UT nada na água dentro da embarcação (Imagem: Mitsubishi/Reprodução)

Controlado remotamente usando um computador e um joystick, o A-UT nada na água dentro da embarcação, grudando nas paredes com pés a vácuo e usando uma sonda para realizar testes ultrassônicos. Ele escaneia as paredes do vaso do reator a uma velocidade de 200 milímetros por segundo e, quando duas unidades trabalham simultaneamente, o tempo necessário para uma inspeção pode ser bastante reduzido, diz a empresa.

Energia limpa

O robô foi desenvolvido internamente no Mitsubishi Heavy Industries (MHI) Group, que fornece uma gama completa de serviços em geração de energia nuclear, desde o desenvolvimento da usina até a fabricação, operação e manutenção.

“Com a energia nuclear recebendo cada vez mais atenção como uma forma de garantir energia estável e sustentável no esforço global para atingir as metas de zero emissão líquida, essa expertise continuará a dar uma contribuição importante”, diz o comunicado.

Data centers, indústrias e fábricas de veículos elétricos têm impulsionado a demanda por energia nuclear. Até o final deste ano, 410 reatores em 30 países devem produzir 2.900 terawatts-hora, de acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE). 

inspecao robo
Mitsubishi foi responsável por construir a primeira usina nuclear do Japão (Imagem: Mitsubishi/Reprodução)

No Japão, a usina de Kashiwazaki-Kariwa da Tokyo Electric Power (Tepco), a maior do mundo em termos de capacidade, retomou as operações após passar anos desativada por causa do acidente nuclear em Fukushima, em 2011.

Leia Mais:

Do começo ao fim

A Mitsubishi foi responsável por construir a primeira usina nuclear do Japão, um reator de água pressurizada, em 1970. Atualmente, a empresa é a principal fabricante do setor nuclear no país e tem como grande projeto desenvolver a próxima geração de reatores avançados de água leve, bem como reatores modulares, micro, rápidos e de gás de alta temperatura.

No início do ano, o grupo apresentou um “feito de engenharia de precisão raro no mundo”: um vaso de pressão interno do reator – o coração de um reator nuclear – que contém o combustível de urânio e, durante a operação, é inundado com água muito quente, altamente pressurizada e, em breve, radioativa.

A água ferve em vapor em geradores de vapor conectados e, em seguida, é forçada através de um sistema separado de tubulações para acionar uma turbina e um gerador para produzir eletricidade. Tudo isso em uma gigantesca estrutura metálica de 11 metros de altura, 4 metros de diâmetro e pesando 130 toneladas.

nucleo reator
No início do ano, o grupo apresentou um vaso de pressão interno do reator (Imagem: Mitsubishi/Reprodução)

“A capacidade da indústria nuclear de fornecer grandes volumes de energia de base confiável e sem emissões é uma vantagem poderosa em um momento em que as mudanças climáticas e a segurança energética se tornaram preocupações globais urgentes”, diz a empresa.

“Cada vez mais países estão construindo novas usinas nucleares, reiniciando as desativadas e estendendo a vida útil das que já estão em operação. Após um longo hiato após o acidente de Fukushima Daiichi em 2011, os pedidos estão voltando a fluir, e a opinião pública está se mostrando favorável – até mesmo no Japão.”

O post Robô da Mitsubishi mergulha em reator nuclear para testar segurança apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment