Robô humanoide chinês aprende a saltar e faz parkour

O robô Lingxi X2, criado pela fabricante chinesa AgiBot, viralizou nos últimos dias nas redes sociais por fazer movimentos impressionantes para um equipamento desse tipo. O mais novo compilado de vídeos dele inclui execuções perfeitas de um movimento com de alto grau de dificuldade.

Trata-se do “Webster”, um salto mortal acrobático que é se caracteriza por ser feito a partir do impulso de uma só perna no solo, enquanto a outra realiza o movimento de giro. Ele pode ser feito  tanto do formato tradicional, que é o realizado pelo Lingxi X2, quanto de modo frontal.

Confira abaixo o vídeo, publicado pelo canal do YouTube da própria fabricante:

Segundo a fabricante, esse é um marco histórico: trata-se do primeiro robô humanoide a “dominar” o Webster, inclusive realizando um pouso perfeito — embora a estrutura ajude bastante nesse caso, já que as articulações do robô permitem que ele pouse e se mantenha apoiado com as pernas flexionadas, o que é mais complicado para uma pessoa.

Conheça o Lingxi X2

  • A AgiBot foi fundada em 2023 e já tem uma série de robôs no catálogo, de modelos para uso industrial até os humanoides. O Lingxi X2 foi revelado no início deste ano e é tido como o auge atual da fabricante em capacidade de movimentação e especificações técnicas.
  • O robô tem 1,3 metro de altura e pesa 33,8 kg, o que é considerado pouco para um robô humanoide deste porte e ajuda ele a ser mais ágil em movimentos como danças ou saltos;
  • A estrutura bípede dele tem 28 juntas móveis para movimentação, permitindo que ele caminhe, salte e até seja programado para tarefas como andar de bicicleta;
A linha de robôs humanoides da AgiBot inclui o X2 — ele é o quarto, da esquerda para a direita. (Imagem: Divulgação/AgiBot)
  • Por dentro, além de um controlador principal chamado Xyber-DCU, o robô tem um sistema de gerenciamento de energia (Xyber-BMS) e módulos próprios para trabalhar força e flexibilidade. 
    Ele ainda usa uma inteligência artificial (IA) desenvolvida internamente para ser capaz de interpretar e responder comandos de movimento;
  • O X2 já está à venda na China em lojas digitais como o JD.com. O preço sugerido para o robô humanoide começa pelo equivalente a R$ 74,5 mil em conversão direta de moeda — um valor bem menor do que o top de linha da marca, o AgiBot A2, e até do que o Unitree G1, visto recentemente no perfil de um influenciador digital brasileiro.

O que robôs humanoides já conseguem fazer?

O salto Webster do AgiBot Lingxi X2 é impressionante, mas esse não é o único robô humanoide que tem se destacado por conseguir se movimentar de modo cada vez mais fluido e, em alguns casos, melhor até do que muitos seres humanos.

O Atlas, da Boston Dynamics, é um robô que há anos viraliza nas redes sociais em vídeos praticando parkour com movimentos impressionantes nos braços e pernas. O Unitree G1 apareceu recentemente resistindo de pé a uma série de chutes em um teste de resistência, enquanto o Tiangong Ultra foi o vencedor de uma meia-maratona na China na categoria para máquinas.

Em tarefas mais manuais e precisas, o robô da norte-americana Figure já apareceu dobrando roupas com alta precisão — característica que pode ser personalizada para trabalhos em fábricas ou linhas de produção, por exemplo.

Interessado em comprar um robô aspirador que limpa a casa e até passa pano? Confira algumas indicações do TecMundo para esse produto!

Related posts

PS5 Digital Edition: console tem desempenho de nova geração e praticidade de jogos digitais

Nvidia e OpenAI: qual empresa ganhará mais com o acordo?

Visual dos heróis de Vingadores Doomsday é revelado em arte vazada!