A fabricante de robôs humanoides XPeng costuma viralizar nas redes sociais com vídeos dos modelos altamente realistas em visual e movimentação. Porém, desta vez uma das criações mais avançadas da companhia virou notícia por outro motivo.
No fim de janeiro de 2026, a XPeng fez uma rara demonstração ao vivo do Iron, um dos modelos mais impressionantes da marca. O evento aconteceu na entrada de um shopping na região de Shenzhen e teria como destaque uma demonstração ao vivo do robô, que chegou caminhando com estilo até o local.
Porém, em questão de segundos a demonstração se tornou um fiasco para a empresa. Enquanto estava parado e uma narradora falava sobre o modelo, o Iron começa a envergar e cai no chão — sendo rapidamente amparado por funcionários da fabricante, que não conseguiram impedir a queda.
Jan 31: 🇨🇳 XPeng’s humanoid robot IRON made its street debut at MixC Shenzhen Bay…
Oops… pic.twitter.com/0Uj1BaXznI
— Byron Wan (@Byron_Wan) January 31, 2026
Segundo o South China Morning Post, as gravações foram muito divulgadas nas redes sociais chinesas e mancharam uma imagem até então muito positiva da XPeng. No dia seguinte, a empresa voltou a fazer uma demonstração no mesmo lugar, mas sem que o robô andasse e com uma espécie de moldura para ajudar na sustentação.
O CEO e fundador da empresa, He Xiaopeng, comentou que o incidente parecia “como todos os bebês aprendem a caminhar” e como aquele era um aprendizado importante. “Depois de uma queda, eles vão ficar firmes. O próximo passo é aprender a correr, e então continuar correndo“, argumentou o executivo.
Os avanços com robôs humanoides
O Iron mede 1,78m e já viralizou antes por outro vídeo inusitado: a XPeng cortou o robô ao vivo para provar que ele não era um ser humano em uma fantasia, algo especulado pelo realismo na caminhada do modelo.
Com 82 pontos de articulação e capaz de realizar 3 trilhões de operações por segundo graças a um sistema de inteligência artificial (IA), o Iron deve ser usado no futuro como assistente de vendas e em tarefas de recepção, mas sem um lançamento comercial confirmado até o momento.
- O vídeo da queda foi comparado a um problema similar de meses antes, quando um robô humanoide russo também foi ao chão durante um evento.
- Apesar do incidente, a China segue como um dos mercados mais aquecidos em termos de robôs humanoides. Outras empresas, como a Unitree, até já comercializam algumas versões;
- A CES 2026 foi palco de várias demonstrações de robôs de empresas ao redor do mundo — incluindo o retorno do Atlas, da Boston Dynamics, agora em novo design e totalmente voltado para trabalhos industriais;
- A Tesla também segue apostando em robôs humanoides, agora considerados o futuro da empresa no lugar de carros elétricos. Porém, ela não exibe novos materiais do Optimus há algum tempo e, em demonstrações anteriores, ele contava com o auxílio remoto de humanos para fala e movimentos.
Outro robô que viralizou recentemente é a Moya, um modelo chinês que “imita comportamentos biológicos”. Confira mais detalhes sobre ela nesta matéria!