A empresa de robótica norte-americana Figure demonstrou na última terça-feira (12) uma nova capacidade do robô humanoide treinado com o seu modelo de IA Helix, que mescla percepção, compreensão de linguagem e controle. Em um vídeo divulgado no YouTube, ele aparece dobrando roupas após receber instruções simples.
Em março, o mesmo humanoide Figure 02 foi visto fazendo uma caminhada mais suave e natural, imitando os movimentos humanos, em substituição à clássica marcha rígida e mecanizada dos robôs. Segundo a empresa americana, as habilidades são obtidas por meio da aprendizagem por reforço, graças ao Helix.
Dobrando as toalhas com cuidado e guardando no cesto
O ato de dobrar roupas parece simples para os humanos, mas os robôs têm um grande desafio as se depararem com essa tarefa. Como destaca a Figure, as toalhas usadas na demonstração mudam de forma constantemente, são propensas a emaranhar e não apresentam uma geometria fixa que a máquina possa memorizar.
- Mesmo assim, o humanoide alimentado por IA se aproxima da pilha de toalhas, pega uma peça por vez e as manuseia com cuidado;
- Em alguns momentos, é possível vê-lo fazendo ajustes de dobra antes de seguir o trabalho, mostrando que seus movimentos ainda não são totalmente perfeitos;
- Superando as dificuldades, a máquina segue alisando o tecido e dobrando-o de uma maneira que pode até ser considerada elegante;
- Na sequência, as toalhas dobradas são guardadas uma a uma, no cesto, formando uma pilha minimamente organizada.
O trabalho começa a partir do momento em que alguém dá a instrução “dobre a toalha”. Em seguida, o Figure 02 usa suas câmeras para visualizar a pilha de toalhas, faz o processamento do pedido e inicia o movimento das mãos para pegar e alisar cada peça.
“Até mesmo um leve deslize de um dedo pode fazer com que o material se amontoe ou caia. O sucesso exige mais do que apenas ver o mundo com precisão — exige um controle preciso e coordenado dos dedos para traçar bordas, apertar cantos, alisar superfícies e se adaptar em tempo real”, destacou a empresa, em comunicado.

Mais habilidades a caminho
Modelo de Visão-Linguagem-Ação (VLA), o Helix é usado para controlar a parte superior do corpo, podendo mover tronco, pulsos, cabeça e dedos continuamente, levando a interações mais sofisticadas. O segredo está na rede neural de ponta a ponta, bastando inserir novos dados no sistema para que ele aprenda diferentes comportamentos.
Aproveitando o método, a Figure pretende treinar o robô humanoide para realizar mais tarefas, em breve, transformando-o em um ajudante doméstico com habilidades para arrumar a bagunça, dobrar as roupas e preparar o jantar, deixando as pessoas livres para outras tarefas. Segundo a companhia, o modelo já está sendo testado em ambientes reais, fora do laboratório.
Você teria um robô como este para ajudar nas tarefas domésticas? Comente nas redes sociais do TecMundo.