Robôs submarinos têm más notícias sobre derretimento da Geleira do Juízo Final

A Geleira Thwaites, também conhecida como Geleira do Juízo Final, está deteriorando (e derretendo) em ritmo mais acelerado do que previsto – o que pode provocar uma catástrofe global em breve. Foi isso que previu um novo estudo de pesquisadores dos Estados Unidos e Reino Unido usando robôs submarinos.

A equipe estimou que, se uma das maiores geleiras do mundo colapsar, pode provocar um aumento do nível do mar em 65 centímetros, arriscando populações e habitats globalmente.

Geleira do Juízo Final pode aumentar nível do mar mais rápido do que esperávamos (Imagem: NASA/OIB/Jeremy Harbeck/Divulgação)

Geleiro do Juízo Final está derretendo mais rápido do que deveria

A geleira Thwaites tem largura de 120 quilômetros e espessura de mais de 2 mil metros, com uma área equivalente a toda a Grã-Bretanha. Ela fica localizada a oeste da Antártida, no Oceano Pacífico.

Como lembrou o Uol, a região onde fica a Geleira do Juízo Final é responsável pelo aumento no nível do mar global em 4,6 milímetros ao ano, 8% do ritmo de crescimento atual. No entanto, esse cenário pode estar piorando.

Um grupo de estudos formado por pesquisadores dos Estados Unidos e Reino Unidos membros do projeto ITGC (International Thwaites Glacier Collaboration), que estuda a geleira há seis anos, revelou na semana passada que ela está se deteriorando em um ritmo ainda mais rápido. Segundo eles, caso a Geleira do Juízo Final entre em colapso total, pode elevar o nível do mar em 65 centímetros, provocando a uma catástrofe global.

E piora: se o derretimento chegar ao manto de gelo do oeste antártico, atualmente submerso e onde a geleira está inserida, o nível do mar pode subir em 3,3 metros.

Pesquisadores responsáveis pela previsão estudam a geleira Thwaites há seis anos (Imagem: Alexandra Mazur/University of Gothenburg)

Leia mais:

Derretimento da “geleira do fim do mundo” já é irreversível, diz cientista

“Geleira do Juízo Final”: risco de derretimento é maior do que se pensava

Derretimento total da Antártida já tem data para acontecer – veja

Robôs submarinos foram usados para pesquisar Geleira do Juízo Final

Para chegar nessa conclusão, as equipes usaram robôs submarinos e tecnologias de vigilância por satélite e GPS;

Eles também recorreram a modelos climáticos de quebra e fluxo de gelo, e modelos computacionais de previsão meteorológico;

Tudo isso por um motivo: entender qual o futuro da Geleira do Juízo Final;

Além do derretimento, eles se preocupam com outros processos adicionais que ainda não foram estudados suficientes e que podem acelerar a deterioração – e ainda mais cedo do que se pensava.

O post Robôs submarinos têm más notícias sobre derretimento da Geleira do Juízo Final apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Apple poderá lançar IA ‘com Google’ para rivalizar ChatGPT

Hollow Knight Silksong já está disponível! Veja requisitos de PC e preços

Imperdível: Playstation 5 Slim pelo menor preço com o cupom Shopee