Roubo de dados de 1 bilhão de pessoas na China expõe atraso em cibersegurança

Recentemente, um hacker afirmou ter roubado dados de 1 bilhão de pessoas na China. Ele acessou um banco de dados da polícia de Xangai, tomou 23 terabytes de informações e agora tenta vender por 10 Bitcoins, cerca de US$ 200 mil. O crime expõe a defasagem na cibersegurança.

Enquanto o governo e a mídia chinesa não falam sobre o caso, acredita-se que o vazamento de dados na China aconteceu por um descuido. O banco de dados da polícia de Xangai é hospedado em um provedor de serviços em nuvem terceirizados. Assim, uma falha deixou o arquivo sem nome de usuário e senha.

Leia mais:

Especialista aponta as principais formas de ação dos hackers para invadir as contas dos gamersMais de R$ 97 milhões podem ter sido roubados em NFTs “Bored Ape” e “Mutant Ape”5ª edição do Hacking.Rio abre inscrições neste domingo (10); evento reunirá “hackers do bem”

E não é de agora. O conjunto de dados estava aberto meses atrás, ainda em 2021, segundo Bob Diachenko, do site de pesquisa cibernética Security Discovery. Isso abre a possibilidade de que outros tenham acessado o banco desprotegido da polícia da Xangai.

Os dados estavam expostos há meses. Imagem: Trambler58/Shutterstock

O mais curioso nesse atraso em cibersegurança é que a polícia de Xangai aplica as rígidas leis de segurança cibernética e privacidade de dados na China. Todo o incidente acaba deixando a instituição em uma saia justa, já que o presidente Xi Jinping colocou o tópico como prioridade, atrelado à segurança nacional.

Ainda não está totalmente claro como a violação aconteceu. O que se sabe é que cidadãos chineses e estrangeiros que vivem ou passaram por Xangai tiveram dados básicos expostos, além de informações de contato, nível de escolaridade, estado civil e profissões.

Via: Bloomberg

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Roubo de dados de 1 bilhão de pessoas na China expõe atraso em cibersegurança apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Câmara dos EUA exige explicações da Anthropic após ciberataque com IA

Quem tem direito ao 13º salário? Saiba mais sobre o pagamento

Cientistas mapeiam onde começam as alterações cerebrais na esquizofrenia