Rover Curiosity registra formações rochosas bizarras em Marte

Prestes a completar dez anos em atividade em Marte, o rover Curiosity, da NASA, registrou recentemente uma série de formações rochosas bem estranhas na superfície do Planeta Vermelho

De acordo com a agência espacial norte-americana, as imagens foram obtidas em 16 de maio, o dia marciano (sol) 3474 da missão, e enviadas para a Terra no dia seguinte. Neste link, você tem acesso à coletânea de registros feitos em Marte entre os sóis 3473 e 3475 da missão. 

“Os picos são provavelmente as obturações cimentadas de fraturas antigas de uma rocha sedimentar”, diz um tweet do SETI Institute, organização de pesquisa fundada pelo astrofísico Carl Sagan.

Segundo a publicação, os formatos bizarros dos picos indicam que a rocha sedimentar que foi erodida era formada não somente por camadas de areia e água, mas também por algum outro material “mais macio”.

De acordo com o site Space.com, as características delicadas também podem ter sido moldadas pela gravidade mais leve do planeta, que é cerca de um terço do que experimentamos na Terra

No entanto, o SETI não mencionou outros fatores ambientais em seu tweet, assim como também não especificou a altura das formações, localizadas, segundo a NASA, na região do Monte Sharp, uma elevação de 5,5 km na cratera Gale.

Leia mais:

Camada rochosa “estranha” em Marte será analisada pelo rover CuriosityCuriosity fotografa pequena “flor” na superfície de MarteVeja imagens das nuvens de Marte em movimento captadas pelo Curiosity

Segundo Susanne Schwenzer, geóloga planetária da Universidade Aberta do Reino Unido e cientista-membro da missão Curiosity, a Mastcam do rover trabalhou bastante nessa interessante paisagem, e muitas outras imagens foram feitas pelo instrumento no local. “Haverá um mosaico da colina à distância, agora chamada ‘Sierra Maigualida’, que nos dirá mais sobre as texturas da unidade mais alta da colina”.

Recentemente, a Mastcam fez um registro em Marte que gerou polêmica por aqui. A imagem mostrava o que parecia uma porta em meio às rochas marcianas. Muitos chegaram a cogitar que aquilo seria um “portal alienígena”. 

Ao esclarecer que tudo não passava de uma questão de perspectiva, a NASA brincou que a fenda (uma fissura de 40 com x 30cm) seria, na verdade, uma “porta para o passado”, uma referência ao fato de que, assim como as demais características que vêm sendo estudadas em Marte, essa rachadura pode trazer informações sobre a história do planeta.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Rover Curiosity registra formações rochosas bizarras em Marte apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

5 jogos grátis para curtir no PC, consoles e celulares no fim de semana!

Melhores Jogos de Apostas

Como bebês humanos aprendem a falar? Saguis podem ter a resposta