A Rússia bloqueou temporariamente a internet móvel para chips de operadoras estrangeiras utilizados por turistas que chegam ao país, conforme relatou o The Record nesta terça-feira (7). A restrição seria motivada por preocupações relacionadas ao controle de drones enviados pela Ucrânia.
Com a nova regra, quem entra no território russo com cartão SIM de um território estrangeiro fica sem acesso às redes móveis e ao SMS nas primeiras 24 horas de estadia, devido à indisponibilidade momentânea do serviço de roaming. Operadoras de alguns países estão avisando aos clientes sobre o apagão obrigatório.
Por que a Rússia está bloqueando cartões SIM estrangeiros?
Embora não haja nenhum comentário oficial sobre a medida até o momento, uma recomendação dada por autoridades russas em agosto pode explicar a ação. Na ocasião, elas ressaltaram a importância da desativação temporária dos dados móveis de chips de operadoras estrangeiras na entrada ao país.
- Segundo a justificativa, o bloqueio de 24 horas evitaria que drones enviados por tropas ucranianas fossem controlados a partir das redes móveis estrangeiras;
- A duração do blecaute teria como base o tempo médio de voo gasto pelas aeronaves não tripuladas para cruzar a fronteira e iniciar os ataques;
- No entanto, especialistas apontam que os drones não dependem de conexão com as redes móveis para operar, questionando as restrições aos chips;
- Dessa forma, o bloqueio não poderia ser justificado com supostas ameaças à segurança, de acordo com grupos de direitos digitais.
Além disso, tal medida não tem base legal, como ressalta o grupo de monitoramento da internet Na Svyazi. Esse tipo de bloqueio de comunicação só poderia acontecer em situações como estado de emergência, lei marcial ou por determinação do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB).
Mais de 2,1 mil desligamentos de internet foram registrados no país, em agosto, o maior número desde o início da guerra contra a Ucrânia, afetando parcialmente ou totalmente algumas cidades. A medida resultou em prejuízos de US$ 323 milhões, o equivalente a R$ 1,7 bilhão pela cotação do dia.
Dificuldades para comprar um chip russo
Comprar um chip para usar a conexão móvel de operadoras russas também é um grande desafio para os turistas que queiram fugir do bloqueio. Para tanto, é necessário ir a um banco, fazer a coleta de dados biométricos, registrar-se em um portal do governo e solicitar um número de seguro social.
Todo o procedimento pode demorar vários dias para ser encerrado, inviabilizando a alternativa, o que levou as operadoras a pedir que o governo simplificasse a solicitação. Assim, os turistas devem se preparar para dificuldades ao usar apps bancários e acessar outros serviços online.
Além dos cortes repentinos da internet móvel ocorrendo desde maio, a Rússia também anunciou restrições ao WhatsApp e Telegram, alegando combate a fraudes, tendo lançado um novo mensageiro oficial para substituir as plataformas populares.
Curtiu o conteúdo? Leia mais notícias no TecMundo e interaja com a gente nas redes sociais.