Rússia é acusada de sabotagem após rompimento de cabo submarino na Europa

Autoridades europeias estão investigando o que causou o rompimento de um cabo submarino da empresa finlandesa de segurança cibernética e de redes de telecomunicações Cinia. O C-Lion1, que possui 1.173 mil quilômetros e atravessa o Mar Báltico desde a capital Helsinque (Finlândia) até o porto de Rostock (Alemanha), simplesmente parou de funcionar.

Mas mesmo antes de um anúncio oficial do motivo da falha, o ministro da Defesa alemão deu uma declaração afirmando que trata-se de um ato de sabotagem. Segundo Boris Pistorius, “ninguém acredita que esses cabos foram cortados por acidente”.

Navios da Rússia são suspeitos

O representante do governo alemão ainda afirmou que a ação tinha como objetivo prejudicar os países europeus que estão apoiando a Ucrânia na guerra contra a Rússia. Os ministérios das Relações Exteriores da Finlândia e da Alemanha emitiram uma declaração conjunta expressando preocupação com o ocorrido.

Os países destacaram que “a segurança europeia não está apenas ameaçada pela guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia, mas, também, pela guerra híbrida [levada a cabo] por atores mal-intencionados. Proteger nossa infraestrutura crítica compartilhada é vital para nossa segurança e resiliência de nossas sociedades”.

Mapa mostra região percorrida pelo C-Lion1 (Imagem: Dirk1981/Wikimedia Commons/CC BY-SA 2.0)

Na semana passada, a Marinha britânica acompanhou três navios russos enquanto passavam pelo Canal da Mancha. Eles incluíram o Yantar, um navio de pesquisa oceanográfica russo equipado com dois submersíveis autopropulsados de alto mar capazes de cortar cabos submarinos.

Já analistas finlandeses expressaram preocupação de que a Rússia possa recorrer à sabotagem em resposta à recente decisão de Washington de permitir que a Ucrânia use mísseis de longo alcance contra territórios russos. O Kremlin nega qualquer envolvimento com o rompimento do cabo submarino.

Leia mais

Governo da Alemanha afirmou que a ação tinha como objetivo prejudicar os países europeus que estão apoiando a Ucrânia na guerra contra a Rússia (Imagem: evan_huang/Shutterstock)

Rompimento não causou maiores problemas

  • Conforme a Cinia, o C-Lion1 é o único cabo submarino que liga Finlândia e outros países nórdicos à Europa Central desde 2016.
  • O rompimento interrompeu algumas transferências de dados, mas não colocou em risco a conexão com a internet ou a segurança de nenhum dos países, disseram as autoridades.
  • O dano aconteceu perto da ponta sul da ilha Oland, na Suécia.
  • A previsão é que a conclusão do reparo aconteça entre cinco e 15 dias.

O post Rússia é acusada de sabotagem após rompimento de cabo submarino na Europa apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Conheça emojis usados por pedófilos para atrair menores nas redes sociais

Guerra dos Chips: China tem plano para ganhar mais independência

Seca severa faz rio da Europa atingir menor nível da história