Rússia está construindo estrutura anti-satélite…segundo imagens de satélite

Talvez a maior ironia desta semana, imagens de satélite do Google Earth mostraram que a Rússia está construindo…uma estrutura anti-satélite que consiste de um sistema de lasers que podem cegar objetos considerados inimigos na órbita da Terra.

Segundo as informações divulgadas, a construção vem sendo conduzida dentro do Krona, um edifício ligado ao programa espacial russo e administrado pelo ministério da defesa do presidente Vladimir Putin. O Krona também serve de casa para o telescópio de rádio RATAN-600.

Leia também

Putin afirma que programa espacial russo vai continuar, apesar de sançõesCERN decide cortar relações com a Rússia devido à guerra na UcrâniaElon Musk pede cuidado a ucranianos com terminais Starlink, possíveis alvos dos russos

Imagens mostram que governo da Rússia está desenvolvendo um projeto anti-satélite chamado “Kalina”, que pode permanentemente cegar satélites no espaço (Imagem: Google Earth/Reprodução)

As imagens do Google Earth renderam solicitações públicas de documentação e investigações abertas, que descobriram que a Rússia apelidou o projeto anti-satélite de “Kalina”. Segundo uma documentação contábil obtida pelo Space Review, o sistema de lasers é desenhado para a condução de “guerrilha eletroótica” – resumidamente, disparar lasers tão brilhantes que podem cegar permanentemente satélites de outras nações, danificando seus sensores ópticos.

Ainda segundo a documentação, o projeto nasceu há vários anos, mas só começou a ser tirado do papel recentemente, dentro de um centro de vigilância da Rússia especificamente equipado com tecnologia LiDAR.

A notícia vem em meio a uma crescente preocupação de tecnologias militares sendo aplicadas no contexto da exploração espacial: em 2021, o general David S. Thompson, do exército dos Estados Unidos, disse ao Washington Post que “satélites são atacados todo santo dia”. Em maio deste ano, o CEO da SpaceX, Elon Musk, afirmou que o governo russo estava “ampliando seus esforços” em barrar ou embaralhar o sinal dos satélites da Starlink, que foram cedidos à Ucrânia após o início da guerra russo-ucraniana.

Fora isso, um paper deste ano, publicado pelo jornal chinês Modern Defense Technology, afirma que engenheiros e especialistas de Beijing estão tentando desenvolver “um método de soft kill e hard kill” para combater satélites da Starlink: “soft kill” é um termo militar aplicado à ação de desligar determinadas funções de um alvo eletrônico. Já “hard kill” é a desativação completa do alvo – como um satélite.

Até agora, porém, ninguém se manifestou sobre o projeto Kalina.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Rússia está construindo estrutura anti-satélite…segundo imagens de satélite apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

AMD lança Radeon RX 7700 com 16 GB, mas você não deve conseguir comprar

Embraer revela novo visual do KC-390 Millennium

Apple Watch Series 11 vai alertar para risco de pressão alta