Rússia mira construção de usina de energia na Lua em dez anos

A Rússia planeja instalar uma usina de energia na Lua na próxima década para abastecer seu programa espacial lunar e uma estação de pesquisa conjunta russo-chinesa, em meio à corrida das grandes potências para explorar o único satélite natural da Terra.

Rússia tem planos de cooperar com a China e luta contra os EUA e o país asiático pela supremacia lunar (Imagem: helloRuby/Shutterstock)

Desde que o cosmonauta soviético Yuri Gagarin se tornou o primeiro ser humano a ir ao espaço, em 1961, a Rússia se orgulha de ser uma potência líder na exploração espacial. Nas últimas décadas, no entanto, o país ficou para trás em relação aos Estados Unidos e, cada vez mais, à China.

As ambições russas sofreram um duro golpe em agosto de 2023, quando a missão não tripulada Luna-25 se chocou contra a superfície lunar durante uma tentativa de pouso. Além disso, Elon Musk revolucionou o lançamento de veículos espaciais, área que antes era uma especialidade russa.

A Rússia com usina energética na Lua em 2036?

  • Em comunicado, a agência espacial estatal russa Roscosmos informou que planeja construir uma usina de energia lunar até 2036 e que assinou um contrato com a empresa aeroespacial Lavochkin Association para realizar o projeto;
  • A Roscosmos não afirmou explicitamente que a usina será nuclear, mas disse que, entre os participantes, estão a estatal russa de energia nuclear Rosatom e o Instituto Kurchatov, principal centro de pesquisa nuclear da Rússia;
  • Segundo a Roscosmos, o objetivo da usina é fornecer energia ao programa lunar russo, incluindo veículos exploradores, um observatório e a infraestrutura da Estação Internacional de Pesquisa Lunar, desenvolvida em parceria com a China;
  • “O projeto é um passo importante para a criação de uma estação científica lunar em funcionamento permanente e a transição de missões pontuais para um programa de exploração lunar de longo prazo”, afirmou a Roscosmos.
Satélite natural da Terra foi conquistado pela primeira vez na década de 1960 (Imagem: Divulgação/NASA)

O chefe da Roscosmos, Dmitry Bakanov, já havia declarado, em junho, que um dos objetivos da corporação é instalar uma usina de energia nuclear na Lua e explorar Vênus, conhecido como o “planeta irmão” da Terra.

Leia mais:

Outros projetos similares

A Rússia não é a única a planejar a instalação de um reator na Lua. Em agosto, a NASA declarou a intenção de colocar um reator nuclear no satélite até o primeiro trimestre do ano fiscal de 2030.

“Estamos em uma corrida para a Lua, em uma corrida com a China para a Lua. E para ter uma base na Lua, precisamos de energia”, disse em agosto o secretário de Transportes dos Estados Unidos, Sean Duffy, ao comentar os planos.

Duffy acrescentou que os Estados Unidos estão atualmente atrás nessa corrida e afirmou que a energia é essencial para permitir a sustentação da vida na Lua e, a partir daí, possibilitar que humanos cheguem a Marte.

Marte é a parada seguinte (Imagem: gerada por IA/Gemini)

Como lembra a Reuters, regras internacionais proíbem a colocação de armas nucleares no Espaço, mas não vetam o uso de fontes de energia nuclear fora da Terra, desde que cumpram determinadas normas.

Alguns analistas espaciais preveem uma corrida do ouro lunar. A Nasa afirma que há estimativas de cerca de um milhão de toneladas de hélio-3 — um isótopo do hélio raro na Terra — na Lua. Metais de terras raras, usados em smartphones, computadores e tecnologias avançadas, também estão presentes no satélite, incluindo escândio, ítrio e os 15 lantanídeos, segundo pesquisas da Boeing.

O post Rússia mira construção de usina de energia na Lua em dez anos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Os novos tijolos de plástico reciclado que se encaixam como Lego e permitem montar uma casa em pouquíssimos dias

Gears of War: Reloaded e mais jogos de Xbox com até 95% OFF

Eu entendi por que esse suspense do Batman é o filme mais realista de todos