Rússia multa Google por “informações falsas” compartilhadas no YouTube

A justiça russa decidiu multar o Google em 11 milhões de rublos, o que na cotação atual equivale a cerca de US$ 137 mil. Segundo as autoridades, a empresa está distribuindo “informações falsas” sobre a guerra na Ucrânia no YouTube. 

A big tech foi considerada culpada de “cometer violações administrativas” e multada em 4 e 7 milhões de rublos em dois casos, informou o Tribunal Distrital de Moscou nesta quinta-feira (21). Por ora, a empresa ainda não comentou o caso.

A gigante de buscas foi considerada culpada de “cometer violações administrativas” na Rússia. Imagem: ThomasAFink/Shutterstock

Segundo as informações da agência de notícias local TASS, o tribunal relatou ainda que vídeos produzidos por ucranianos de grupos de extrema-direita estão disponíveis na plataforma.

Vale lembrar que a Rússia bloqueou outras redes sociais no país, incluindo Facebook e Instagram. O YouTube, embora sob pressão do governo, continua funcionando no país.

O órgão de vigilância de comunicações da Rússia já havia alertado que o Google seria multado se não retirasse o conteúdo do ar, o que faz parte da estratégia adotada pelos russos para controlar o fluxo de informação sobre o conflito na internet.

Via: Reuters

Leia mais:

Após sanções da UE, Binance restringe serviços na RússiaEx-astronauta lança coleção de NFTs e arrecada mais de R$ 2 milhões em apoio à UcrâniaNokia decide paralisar operações na RússiaRússia ameaça mobilizar armas nucleares no mar Báltico caso Finlândia e Suécia se juntem à Otan

Russos processam Netflix por interromper serviço

Quem também está na mira dos russos é a Netflix. Assinantes do serviço de streaming na Rússia entraram com um processo coletivo contra a empresa recentemente após a suspensão do serviço no país.

A decisão da plataforma também veio após a invasão à Ucrânia e a saída em massa de diversas companhias da Rússia, que devido às sanções econômicas aplicadas pelo ocidente, deixaram de atuar comercialmente na região.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Rússia multa Google por “informações falsas” compartilhadas no YouTube apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

Direitos autorais © 2022 AkiBomba. Todos os Direitos Reservados.