Rússia x Ucrânia: Wikipédia se posiciona contra ordem russa para remover informações sobre a guerra

A Wikimedia Foundation, dona do portal Wikipédia, entrou com um recurso contra a decisão de um tribunal da Rússia que exigia a remoção de informações relacionadas à invasão na Ucrânia.  

“Pedimos ao tribunal que reconsidere em favor dos direitos de todos ao acesso ao conhecimento e à liberdade de expressão”, disse o conselheiro-geral da Wikimedia Foundation, disse Stephen LaPorte. 

Leia também!

Adeus! Após mais de 25 anos de existência, Internet Explorer será aposentado nesta semanaGoogle afasta funcionário que disse que IA da empresa tem almaCartórios passam a aceitar reconhecimento de firma pela internet, saiba como usar o serviço

O tribunal russo multou a empresa dona da Wikipédia em 5 milhões de rublos – cerca de US$ 88 mil, por não remover alguns artigos da plataforma, como: “A invasão russa da Ucrânia”, “Crimes de guerra durante a invasão russa da Ucrânia” e “Massacre em Bucha”.  

O tribunal chamou os artigos de desinformação e relatou que o conteúdo do Wikipédia representa risco para a ordem pública da Rússia.  

“Esta decisão implica que o conhecimento verificado e bem fornecido na Wikipédia é inconsistente com as contas do governo russo que constitui desinformação”, apontou LaPorte. O conselheiro-geral ainda disse que o governo russo está direcionando informações vitais para a vida das pessoas em tempo de crise. 

Crédito: Shutterstock

O recurso da Wikimedia Foundation foi apresentado em 6 de junho e relata que o pedido da Rússia para remoção de conteúdo representa uma violação dos direitos humanos. Além disso, a empresa com sede na Califórnia, nos Estados Unidos, lembrou que o país de Vladimir Putin não tem jurisdição sobre ela. 

A Wikipédia ainda é uma das poucas fontes de informação disponíveis na Rússia após a forte onda de repressão do governo aos meios de comunicação não governamentais.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Rússia x Ucrânia: Wikipédia se posiciona contra ordem russa para remover informações sobre a guerra apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Samsung triplica lucro no trimestre com alta da demanda por chips de IA

Adeus, Model S! Tesla anuncia fim para dois veículos e foca no robô Optimus

O efeito multiplicador: Como uma única fábrica de carros gera riqueza para o Rio inteiro