As camas costumam ser um tipo de zona de conforto para muitas pessoas, seja para descansar da exaustão física ou mental. Também é onde passamos boa parte do nosso dia, enquanto dormimos.
Entretanto, apesar de confortável, as camas não são tão limpas quanto parecem. Há uma combinação de suor, saliva, caspa, células mortas da pele e muitas outras partículas que a tornam o ambiente ideal para o crescimento de bactérias, fungos, vírus e até mesmo pequenos insetos.
As roupas de cama, inclusive lençóis e fronhas, podem acumular uma quantidade significativa de bactérias ao longo do tempo se não forem limpas regularmente. De acordo com dados da Amerisleep, depois de apenas uma semana de uso, os lençóis podem acumular até 5 milhões de bactérias.
E se esse é o número potencial de bactérias em lençóis lavados regularmente, imagine quantas bactérias existem em seu colchão.

Pois bem, em média, um colchão com sete anos de uso pode ser lar para mais de 16 milhões de bactérias. Além disso, quanto mais velho for o colchão, mais tipos de bactérias ele poderá abrigar – o que, de modo geral, também se aplica a travesseiros.
Leia também:
- Afinal, você sabe dizer o que é a meleca do nariz?
- Sabonetes comuns protegem contra vírus e bactérias? Estudo responde
- Estas são as bactérias mais perigosas do mundo
Por que a cama é tão nojenta?
São diversos os fatores que tornam sua cama um lugar propício para proliferação de bactérias, fungos, mofo e insetos. Por exemplo, um adulto perde cerca de 15 gramas de células da pele todos os dias. Com o tempo, muitas dessas células se acomodam nas fendas e rachaduras do colchão, assim, a pele morta se torna um banquete para ácaros. Esses pequenos insetos e suas fezes podem desencadear alergias ou asma.
Além disso, transpiração, lágrimas e outros fluidos corporais fazem da cama um lar quente e úmido para mofo, fungos e bactérias, como S. aureus e E. coli – que se alojam e se espalham pelo colchão e podem causar problemas de pele, entre outros sintomas.
Também é possível levar germes para a sua cama por meio de itens domésticos contaminados, como roupas e toalhas que tiveram contato com o vaso sanitário, superfícies da cozinha ou até mesmo animais de estimação.

E, falando em animais, seus pelos e células de pele também podem se acumular no colchão, causando problemas similares em relação a ácaros. Ademais, ao passearmos com cães ou gatos na rua, suas patas acabam carregando diversos germes para o colchão quando eles se deitam na cama para descansar.
Caso seus sapatos entrem em contato com a cama, por qualquer motivo que seja, os mesmos germes das patas dos animais infiltram a cama. Isso porque as solas dos calçados podem abrigar mais de 400.000 colônias de bactérias após apenas duas semanas de uso.
Como prevenir possíveis doenças?
A lavagem adequada e regular de lençóis e fronhas é fundamental para garantir que os germes não se tornem uma grande ameaça à saúde. Dado que seria inviável lavar as roupas de cama todos os dias, uma coisa que você pode fazer diariamente é arejar o lençol pelas manhãs – em outras palavras, nunca é uma boa ideia arrumar a cama logo depois de acordar.
Lavar a roupa de cama toda semana, ou até mesmo com mais frequência, também é recomendado. Especialmente caso você passe muito tempo na cama, durma nu ou sue muito à noite. As fronhas dos travesseiros, por sua vez, devem ser trocadas a cada dois ou três dias.

Idealmente, as roupas de cama devem ser lavadas em temperaturas mornas (em torno de 40 graus Celsius) para ajudar a matar os germes. Além disso, certifique-se de que as roupas de cama estejam completamente secas antes do uso.
Por fim, recomenda-se tomar banho antes de dormir, e evitar deitar na cama enquanto estiver suado – ou com roupas sujas da academia ou transporte público. Lembre-se que remover a maquiagem e evitar loções, cremes e óleos na pele antes de dormir também podem ajudar a manter a roupa de cama mais limpa entre as lavagens.
Para mais, como é difícil lavar um colchão, usar uma capa lavável pode ajudar a reduzir o número de micróbios que vivem nele – desde que você a lave a cada uma ou duas semanas. Passar aspirador de pó no colchão todos os meses também ajuda a remover alérgenos e poeira.
Com informações de Deccan Herald e The Science Times.
O post Sabia que a sua cama pode ser o lugar mais nojento da casa? Entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.