Saiba tudo sobre os principais eventos astronômicos de 2026 no Olhar Espacial

Imagine ter em mãos um guia completo com todos os fenômenos que vão acontecer no céu no ano que vem. É isso que oferece o Almanaque Astronômico Brasileiro de 2026, criado pelo astrônomo amador Antônio Rosa Campos, que é o convidado do programa Olhar Espacial desta sexta-feira (12).

“O futuro é ancestral” – e a edição deste ano da publicação é inspirada nessa ideia do líder indígena brasileiro Ailton Krenak, reconhecido mundialmente como filósofo, escritor, jornalista, ambientalista e ativista dos direitos indígenas e socioambientais. O almanaque reforça que observar o céu não é só antecipar o que está por vir, mas também reconectar saberes transmitidos por gerações. É um lembrete de que tradição e ciência podem caminhar lado a lado.

O astrônomo amador Antônio Rosa Campos, convidado desta sexta-feira (12) do programa Olhar Espacial, ao lado da 23ª edição do Almanaque Astronômico Brasileiro. Créditos: Arquivo pessoal

Almanaque Astronômico Brasileiro é gratuito

O Almanaque Astronômico é gratuito e pensado para qualquer pessoa interessada em acompanhar o céu brasileiro. O material combina dados científicos precisos com explicações diretas, criando um guia prático que facilita a vida de quem gosta de observar fenômenos celestes.

Além de tudo, é extremamente organizado, trazendo um calendário mês a mês com fases da Lua, conjunções e destaques de cada período. Também conta com tabelas com posições dos planetas e seções dedicadas a grandes eventos, como eclipses. Tudo apresentado de forma simples e fácil de consultar.

Muitos eventos astronômicos espetaculares vão acontecer em 2026. Créditos: Marcello Cavalcanti (imagem central – Superlua); Marcelo Maragni/Red Bull (canto superior esquerdo – Eclipse Solar Anel de Fogo); J. Allen Photography (canto inferior esquerdo – chuva de meteoros); Juan Carlos Casado/APOD/NASA (canto superior direito – aurora) e Dan Bartlett/APOD/NASA (canto inferior direito – cometa). Edição: Olhar Digital

Um dos pontos mais interessantes é a ponte criada entre o conhecimento ancestral e a tecnologia moderna. O almanaque reúne a observação dos povos originários com medições atuais de instituições como a NASA, conectando tradição a cálculos de alta precisão.

Leia mais:

Agora, aposto que você ficou curioso para saber quais são esses grandes eventos que 2026 nos reserva. Então, não perca o Olhar Espacial desta noite!

Sobre Antônio Rosa Campos:

  • Militar da Reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), é astrônomo amador há mais de 40 anos, com curso superior em Complementação de Estudos em Astronomia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP);
  • Dedica-se atualmente à disseminação da Astronomia e Ciências Afins por meio de palestras e pela coordenação e publicação de artigos no blog Sky and Observers;
  • É associado ao Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (CEAMIG), à Rede de Astronomia Observacional/Brasil (REA) e à organização internacional Astronomers Without Borders (AWB);
  • Também é coordenador do Grupo de Reconhecimento e Estudos do Céu (GREC), cujos membros se dedicam ao aprendizado contínuo do reconhecimento e da observação da esfera celeste.

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramX (antigo Twitter)LinkedIn e TikTok.

O post Saiba tudo sobre os principais eventos astronômicos de 2026 no Olhar Espacial apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Mate X7: dobrável da Huawei que impressiona nas telas ganha versão global

WhatsApp ganha pacote de novidades em ligações e conversas; confira

11 melhores filmes e séries em alta para ver na Netflix no fim de semana (12)